Influência de Fatores Socioeconômicos na Definição do Comportamento Ético: Um Estudo Utilizando a Análise de Agrupamentos

Autores

  • Arthur Caldeira Sanches Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG
  • Yasmin Gomes Casagranda Faculdade Novoeste – NOVOESTE
  • Katia Pereira Simões Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37343

Palavras-chave:

Fatores Socioeconômicos, Comportamento Ético, Análise de Agrupamento

Resumo

A questão sobre comportamentos éticos vem ganhando destaque nos estudos administrativos. Diversos autores analisam o comportamento ético dos agentes em contraponto com seus valores morais e o oportunismo vigente. O estudo realizou uma análise de agrupamento caracterizando quatro grupos definidos (não éticos, pouco éticos, éticos e muito éticos) com base nas variáveis socioeconômicas. A pesquisa é descritiva, utilizando a técnica de survey, para coleta de dados, e análise de cluster. A amostra foi composta por 243 respondentes, entre janeiro e dezembro de 2016, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados indicam que as características socioeconômicas, na média, não se diferem significativamente entre os grupos compostos, mostrando que elas não influenciam no comportamento ético.

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Biografia do Autor

Arthur Caldeira Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutorando em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG

Professor da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG. Doutorando em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Yasmin Gomes Casagranda, Faculdade Novoeste – NOVOESTE

Professora da Faculdade Novoeste – NOVOESTE. Doutoranda em Administração na Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Katia Pereira Simões, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG

Bacharel em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG.

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

Sanches, A. C., Maciel, W. R. E., Casagranda, Y. G., & Simões, K. P. (2018). Influência de Fatores Socioeconômicos na Definição do Comportamento Ético: Um Estudo Utilizando a Análise de Agrupamentos. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(3), 89–109. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37343