Influência de Fatores Socioeconômicos na Definição do Comportamento Ético: Um Estudo Utilizando a Análise de Agrupamentos

Arthur Caldeira Sanches, Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Yasmin Gomes Casagranda, Katia Pereira Simões

Resumo


A questão sobre comportamentos éticos vem ganhando destaque nos estudos administrativos. Diversos autores analisam o comportamento ético dos agentes em contraponto com seus valores morais e o oportunismo vigente. O estudo realizou uma análise de agrupamento caracterizando quatro grupos definidos (não éticos, pouco éticos, éticos e muito éticos) com base nas variáveis socioeconômicas. A pesquisa é descritiva, utilizando a técnica de survey, para coleta de dados, e análise de cluster. A amostra foi composta por 243 respondentes, entre janeiro e dezembro de 2016, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados indicam que as características socioeconômicas, na média, não se diferem significativamente entre os grupos compostos, mostrando que elas não influenciam no comportamento ético.


Palavras-chave


Fatores Socioeconômicos; Comportamento Ético; Análise de Agrupamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37343

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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