Marketing de relacionamento entre fabricantes e vendedores do varejo

Autores

  • Edson Crescitelli FEA / USP
  • Ana Akemi Ikeda

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v8i1.462

Resumo

Resumo A influência dos vendedores de varejo no processo de decisão de compra do consumidor afeta diretamente as vendas. Por essa razão, manter bom relacionamento com esse público é essencial para os fabricantes de produtos, especialmente no varejo multimarca. O objetivo neste artigo é analisar como as ações de relacionamento são aplicadas pelos fabricantes e percebidas pelos vendedores varejistas da perspectiva do marketing de relacionamento. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo envolvendo entrevistas em profundidade com fabricantes e vendedores de redes varejistas do setor de eletrodomésticos. Muito embora sejam rotuladas de ações de relacionamento, a maior parte das ações praticadas pelos fabricantes junto aos vendedores do varejo consiste em campanhas promocionais de vendas. Essas ações apresentam efeito efêmero e são aplicadas para resolução de problemas pontuais de vendas pontuais, o que não contribui para a formação de relacionamento mais consistente entre fabricantes e vendedores. Os resultados a que se chegou neste estudo indicaram que o relacionamento entre fabricantes e vendedores não é ruim, mas está distante do conceito de marketing de relacionamento. Na conclusão são apresentadas possibilidades para se estabelecer um programa de relacionamento junto aos vendedores varejistas. Palavras-chave: Marketing de relacionamento, varejo e venda pessoal Abstract Sales are directly affected by the influence of retailing sellers in the process of consumer purchase decision. For this reason, a good relationship with them is essential to manufacturers mainly in the retailing. The objective of this work is to analyze how relationship activities are developed by manufacturers and how they are perceived by sellers from the perspective of relationship marketing. Therefore, a bibliographic research was made complemented by a field research where in depth interviews were taken with electronic appliances manufacturers and retailing sellers. Although most of activities are merely sales promotion, they are labeled by manufacturers as relationship activities. The activities have just a short term effect and are applied to punctual sales problem what not contribute to build a more solid relationship among manufacturers and sellers. In this study the results show that the relationship is not bad, but is far from the concept of relationship marketing. Finally, to close the article, some relationship programs to retailing sellers are suggested. Key words: Relationship marketing, retailing, personal selling

Metrics

PDF views
947
Jan 2008Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026169
|

Biografia do Autor

Edson Crescitelli, FEA / USP

Prof. Doutor da FEA / USP e Coordenador Acadêmico da ESPM

Ana Akemi Ikeda

Livre docente da FEA / USP e Coordenadora do MBA de Marketing da FIA

Downloads

Publicado

2007-12-19

Como Citar

Crescitelli, E., & Ikeda, A. A. (2007). Marketing de relacionamento entre fabricantes e vendedores do varejo. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 8(1). https://doi.org/10.20946/rad.v8i1.462

Edição

Seção

Artigos