O desafio do consumidor de moda feminina plus size no Brasil e Estados Unidos: um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51216

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, moda, tamanhos grandes

Resumo

A literatura acadêmica da moda não se preocupa com o consumidor plus size, nem as empresas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a literatura da área da moda sobre pessoas com sobrepeso combinadas com bem-estar emocional e autoestima. Um método quantitativo apontou países e periódicos com produção acadêmica relevante. O resultado desta pesquisa tem sua maior contribuição em sugerir que faltam artigos que contemplem a moda como instrumento de empoderamento de grupos vulneráveis, em especial no estudo da moda quando relacionada com as perspectivas de autoestima, bem-estar e plus size. Ratificando a existência de uma janela de oportunidade para a comunidade científica e o mundo dos negócios trazerem contribuição relevante para este público vulnerável e segregado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ABESO. (2015). Quase 60% dos brasileiros estão acima do peso, revela IBGE. ABESO. http://www.abeso.org.br/noticia/quase-60-dos-brasileiros-estao-acima-do-peso-revela-pesquisa-do-ibge

Albuquerque, A. S., & Tróccoli, B. T. (2004). Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20 (2), 153-164. https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200008

Althusser, L. (1985). Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12 (1), 11-32.

Audaces. (2017). Tabela de medidas para confecção: o desafio da padronização. Audaces. http://www.audaces.com/tabela-de-medidas-para-confeccao-o-desafio-da-padronizacao

Bauck, W. (2018). The ethical fashion movement can’t progress if it ignores plus-size shoppers: The average woman wears larger than a size 14. So why aren’t sustainable brands pushing to offer her more ethical shopping options? Fashionista. https://fashionista.com/2018/04/ sustainable-ethical-plus-size-clothing-fashion

Bickle, M. C., Burnsed, K. A., & Lear Edwards, K. (2015). Are U.S. Plus-Size Women Satisfied with Retail Clothing Stores Enviroment? Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction & Complaining Behaviour, 28, 45-60.

Bornmann, L., Mutz, R., Neuhaus, C., & Daniel, H. D. (2008). Citation counts for research evaluation: Standards of good practice for analyzing bibliometric data and presenting and interpreting results. Ethics in Science and Environmental Politics, 8 (1),93-102. https://doi.org/10.3354/esep00084

Carvalho, M. H. R. de. (2011). Ergonomia e Modelagem: a função da modelista perante o corpo. 7º Colóquio de Moda, Maringá. http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Colo quio%20de%20Moda%20-%202011/GT13/Comunicacao-Oral/CO_88555Ergonomia_e _modelagem_a_funcao_da_modelista_perante_o_corpo_.pdf

Chen, C., Ibekwe-SanJuan, F., & Hou, J. (2010). The structure and dynamics of cocitation clusters: A multiple-perspective cocitation analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 61 (7), 1386-1409 https://doi.org/10.1002/asi.21309

Dess, H. M. (2006). Database reviews and reports. Issues in science and technology librarianship. DOI:10.5062/F4X0650T

Fullerton, R. A., & Punj, G. (1998). The unintended consequences of the culture of consumption: An historical-theoretical analysis of consumer misbehavior. Consumption Markets & Culture, 1(4), 393-423 https://doi.org/10.1080/10253866.1998.9670308

Goldenberg, M. (2007). O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. Estação das Letras e Cores.

Lange, A. (2014). Da Moda à Psicologia: Um estudo sobre o comportamento do consumidor. https://www.amazon.com.br/gp/product/B00LBOW7IM/ref=oh_aui_d_detailpage_o00_?ie=UTF8&psc=1

Le Breton, D. (2003). Adeus ao corpo. Papirus Editora.

Levinbook, M., & Navalon, E. (2011). O “meu” público alvo. In Estação das letras e cores.

Manafy, M. (2005). Content News-Scopus of Influence: Content Selection Committee Announced. EContent-Digital Content Strategies and Resources, 28(10), 12–13.

Menezes, M. S., & Spaine, P. A. A. (2010). Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. Projetica, 1(1), 82-100 https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p82

Mesquita, C. (2004). Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. Editora Anhembi Morumbi.

Mondalek, A. (2018). Why Karl Lagerfeld Paris needs stitch fix to reach its new plus-size customers: The brand debuted expanded size offerings in partnership with the online personal styling service. https://fashionista.com/2018/05/karl-lagerfeld-paris-stitch-fix-plus-size-clothes

Narin, F., & Hamilton, K. S. (1996). Bibliometric performance measures. Scientometrics, 36, 293–310. https://doi.org/10.1007/BF02129596

Norris, M., & Oppenheim, C. (2007). Comparing alternatives to the Web of Science for coverage of the social sciences’ literature. Journal of Informetrics, 1 (2), 161-169. https://doi.org/10.1016/j.joi.2006.12.001

Pereira, C. M. (2015). The Clothing and Fashion: and the main theoretical currents Vestuário e a Moda: e suas principais correntes teóricas. Revista ModaPalavra E-Periódico, 8 (15), 202-221

Popken, B. (2008). Go to the black Macy’s if you want plus-sized formal dresses. Consumerist. http://consumerist.com/2008/12/17/Go-to-the-Black-Macys-If-You-Want-plus-Sized-Formal-Dresses/.

Rech, S. M. (2011). Futuro do Presente: uma metodologia para prospecções de moda. Consumo–Praticas e Narrativas. Barueri/SP: Estação Das Letras e Cores.

Sabino, C. (2007). A louridade da loura. O Corpo Como Capital: Estudos Sobre Gênero, Sexualidade e Moda Na Cultura Brasileira. Barueri, SP: Estação Das Letras e Cores.

Schultheisz, T. S. D. V., & Aprile, M. R. (2013). Autoestima , conceitos correlatos e avaliação. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, 5(1), 36-48 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17921/2176-9524.2013v5n1p%25p

Silva, A. P. (2016). O plus size sob a ótica da sintaxe visual: a necessidade do aprimoramento da expressão das consumidoras de moda maior. DObra [s]–Revista Da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas Em Moda, 9(20), 216–227. https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.486

Siqueira, D. & Faria, A. (2007). Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas. Comunicação, Mídia e Consumo, 3(9), 171-188. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v3i9.95

Siqueira, M. M. M., & Padovam, V. A. R. (2008). Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24 (2), 201-209. https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000200010

Solomon, M. R. (2002). Consumer behavior: buying, having and being. In Book. https://doi.org/10.1002/cb.84

Townsend, C., & Sood, S. (2012). Self-Affirmation through the Choice of Highly Aesthetic Products. Journal of Consumer Research, 39 (2), 415–428 https://doi.org/10.1086/663775

Villaça, N. (2007). A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação Das Letras.

Wang, M. (2007). The United States plus-size female consumer: Self-perception, clothing involvement, and the importance of store attributes. The University of North Carolina at Greensboro.

Winter, M. F. F., & Moraes, S. G. (2013). Nem 38, Nem 42: Vaidade, autoestima e autoconceito para a consumidora de moda plus size. Seminário de Iniciação Da ESPM.

Zanette, M. C., Lourenço, C. E., & Brito, E. P. Z. (2013). O peso do varejo, o peso no varejo e a identidade: uma análise de consumidoras plus size. Revista de Administração de Empresas, 53 (6), 539-550 https://doi.org/10.1590/S0034-75902013005000001

Downloads

Publicado

2022-01-02

Como Citar

Büttner, A. J., Linardi, M. A., & Strehlau, S. (2022). O desafio do consumidor de moda feminina plus size no Brasil e Estados Unidos: um estudo bibliométrico. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(1), 8–24. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51216

Edição

Seção

Artigos