Reflexões sobre a atuação do líder no desenvolvimento de competências coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51847

Palavras-chave:

Líder, Competências coletivas, Framework teórico

Resumo

O líder é considerado uma peça imprescindível nas equipes, uma vez que ele se torna responsável pela orientação e desenvolvimento de pessoas, fato este que apresenta ligação com o desenvolvimento de Competências Coletivas (CC). Diante disso, esta revisão narrativatem como objetivo promover uma discussão sobre a relação da atuação do líder com o desenvolvimento de CC em equipes através da estruturação de um frameworkteórico.O desenvolvimento de CC pode estar atrelado ao quanto o líder representa a sua equipe de trabalho e contribui com diretrizes que enfatizem o coletivo e o desenvolvimento de pessoas e equipes, viabilizando o relacionamento cooperativo, estimulando o esforço coletivo e contribuindo com ações que fomentem o desenvolvimento de CC. 

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Biografia do Autor

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Escola de Negócios, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Universidade Federal de Pelotas e professora convidada no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2022-01-02

Como Citar

Silva, L. H. da, Ghedine, T., & Silva, F. M. da. (2022). Reflexões sobre a atuação do líder no desenvolvimento de competências coletivas. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(1), 40–58. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51847

Edição

Seção

Artigos