Graduação totalmente a distância: o impacto da comunicação digital nas vendas de cursos para o público de baixa renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.52540

Palavras-chave:

Comunicação digital, Educação a distância, Educação Online, Baixa renda

Resumo

O presente artigo discute a eficácia da comunicação digital na venda de cursos de graduação totalmente a distância para o público de baixa renda. Com este objetivo, foi realizada pesquisa exploratória por survey, a partir de amostra de conveniência e redirecionamento por bola de neve, com residentes de baixa renda no Estado de São Paulo. O resultado revela que a comunicação digital influencia os objetivos e resultados ligados aos primeiros estágios do processo decisório de compra e perde força a partir da conquista de confiança, não influenciando atitudes que levam à venda de cursos da modalidade analisada. Constatou-se também que o público em questão não é homogêneo, sendo necessárias diferentes estratégias de comunicação digital para estimular a intenção de compra.

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Biografia do Autor

Daniela Pinto Senador, Universidade de São Paulo

É graduada e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), com MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV-SP) e, atualmente, aluna especial na pós-graduação stricto sensu em Administração da FEA-USP. 

Iná Futino Barreto, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)

Doutora em Administração de Empresas pela FEA-USP (2015), mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2007). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (2003). Atualmente é docente na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. 

Edson Crescitelli, Universidade de São Paulo

Possui Pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Flórida International University - FIU (2006), Doutorado em Marketing pela FEA-USP (2003), Especialização em business management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México (2001), Mestrado em Administração pela PUC-SP (2000), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1986) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), Atualmente é Professor doutor MS3 - regime RTC da FEA-USP, Diretor Acadêmico da Pós-graduação da ESPM, Pesquisador do CAEPM/ESPM. Tem mais de 25 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Tem 5 livros publicados (comunicação de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento, e Programas de incentivo de vendas), além de diversos capítulos de livros e artigos, em congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Atua nas área de Marketing, com ênfase em comunicação de marketing e marketing de relacionamento. 

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Publicado

2022-01-02

Como Citar

Senador, D. P., Barreto, I. F., & Crescitelli, E. (2022). Graduação totalmente a distância: o impacto da comunicação digital nas vendas de cursos para o público de baixa renda. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(1), 96–115. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.52540

Edição

Seção

Artigos