Fatores mais valorizados pelos consumidores no momento de escolha de uma empresa prestadora de serviços funerários sob a ótica dos 7p’s do marketing

Autores

  • Handerson Molin Brun Universidade Federal do Mato Grosso de Sul
  • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0979-4594
  • Geovana Júlia Pecois Arakaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0021-6552
  • Alexandro Moura Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hélio Augusto Maschio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande-MS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.54998

Palavras-chave:

setor funerário, marketing de serviços, marketing mix

Resumo

As empresas funerárias são responsáveis por todo o processo de despedida dos entes queridos, utilizando técnicas e conceitos para que a experiência do cliente possa ser menos dolorosa. Os empreendimentos desse segmento também oferecem planos de assistência em vida (descontos em consultas médicas, odontológicas, farmácias, etc), conhecida como Pax. O objetivo deste trabalho é identificar quais fatores são mais importantes, dentro da ótica dos 7ps de marketing de serviços, para os clientes, no momento da contratação dos serviços. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo, os dados foram coletados através de questionário estruturado. Os fatores mais valorizados são: evidência física, em destaques para limpeza do ambiente e um ambiente agradável; pessoas, no sentido da gentileza e educação dos colaboradores.

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Biografia do Autor

Handerson Molin Brun, Universidade Federal do Mato Grosso de Sul

Doutorando em Administração pela UFMS. Possui graduação em administração pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2010) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente se dedica a pesquisa de sua tese de doutorado. Foi professor de pós-graduação da Universidade Anhanguera - Uniderp, professor de graduação na Unigran EAD, entre outras instituições.

Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), graduação em Gestão Específica de Supermercados pela Uniderp (2005), especialização em Planejamento e Tutoria em EAD pela UFMS (2008), mestrado em Agronegócios pela UFMS (2008) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola de Administração e Negócios. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente com os temas: comportamento do consumidor de alimentos, varejo supermercadista e estudos multidisciplinares.

Geovana Júlia Pecois Arakaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Empresária.

Alexandro Moura Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração (PPGAD/UFMS/2021). Especialista em Gestão Pública (IFNMG/2018). Graduação em Administração (UFMG/2017). Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (Uniderp/2011). Foi bolsista de iniciação científica e de extensionismo, pelo CNPq, no Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers. Áreas de interesse: extensão rural; comercialização da produção agrícola familiar; feiras livres; desenvolvimento de comunidades rurais; bancos de dados governamentais; elaboração de projetos e alimentos regionais.

Hélio Augusto Maschio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande-MS)

Mestrando em Administração pela ESAN Escola de Administração e Negócios da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande-MS). Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialização em Gestão Empresarial e Consultoria pelo Centro Universitário Jales (UNIJALES) - Jales/SP (2009), Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES) - Jales/SP (2008). Trabalha nas áreas de Finanças, Gestão de Custos, Qualidade, Formação de Preço de Venda, Marketing e gerenciamento estratégico com experiência em micro e pequenas empresas. Atua como Consultor Empresarial e Docente do Ensino Técnico, Tecnólogo e Superior em instituições públicas e privadas. Docente no Centro Universitário de Jales (UNIJALES). Avenida Francisco Jalles, 1851, Jales-SP, Brasil. CEP: 15703-200. E-mail: helio.maschio@unijales.edu.br.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Brun, H. M., Spanhol Finocchio, C. P., Arakaki, G. J. P., Araújo, A. M., & Maschio, H. A. (2022). Fatores mais valorizados pelos consumidores no momento de escolha de uma empresa prestadora de serviços funerários sob a ótica dos 7p’s do marketing. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(3), 48–63. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.54998