A contribuição da espiritualidade cristã para a gestão de pessoas nas organizações

Autores

  • Edson Pereira Lima Graduado em Gestão de Pessoas pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC
  • Kristhian Silva Correia Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Seminarista e estudante de Teologia no Seminário da Arquidiocese de Maceió.
  • Liza Maria Studart de Meneses Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP-saúde) https://orcid.org/0000-0002-6229-197X
  • Francisco Roberto Pereira de Oliveira Farmacêutico Generalista pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA) Farmacêutico Clínico e Hospitalar no Hospital Cura D'ars - São Camilo
  • Rejane Chaves Campos Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGEF/UNILAB)
  • Jeferson Falcão do Amaral Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (MASTS/UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.57699

Palavras-chave:

gestão de pessoas, espiritualidade cristã, doutrina social da igreja

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as contribuições da espiritualidade cristã na gestão de pessoas dentro das organizações. Foi realizado levantamento bibliográfico em bibliotecas virtuais e no Google acadêmico. A abordagem da pesquisa parte do Princípio Cristão da Subsidiariedade da Doutrina Social da Igreja que visa colocar o homem, e não o lucro, no centro da atividade empresarial, potencializando seus dons ao invés de negligenciá-los, vendo-o como pessoa humana que tem muito a dar e muito a receber e não como recurso a ser usado ou capital a ser explorado. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeferson Falcão do Amaral, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (MASTS/UNILAB)

Farmacêutico Clínico Especialista em Gestão Acadêmica pela UNIFAMETRO Mestre e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Docente e pesquisador do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (MASTS/UNILAB)

Referências

Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE). (2020). Empresa com Valores: Contexto. https://www.adcesp.org.br/programas.

Banov, M. R. (2019). Comportamento organizacional: melhorando o desempenho e o comportamento no trabalho. São Paulo: Atlas.

Barbieri, U. F. (2016). Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações. São Paulo: Atlas.

Bento, D. (2016). Pedagogia Empresarial: Qualidade, aprendizagem e o capital intelectual das empresas. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda.

Coelho, A. F., Nascimento, W. F., & Bispo, C. M. (2018). Espiritualidade e clima como elementos fortalecedores da cultura: Uma discussão organizacional. [Dissertação para Seminário]. Universidade Estadual do Paraná.

Coelho, J. (2016). Espiritualidade no mundo corporativo - a influência da espiritualidade na gestão de pessoas dentro das organizações. [Dissertação de mestrado]. Faculdade Unida de Vitória.

Dutra J. S. (2016). Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas (2nd ed.). São Paulo: Atlas.

Economia de Comunhão. (2020a). Quem somos: A ajuda aos necessitados. https://www.edc-online.org/br/chi-siamo-it/comunione-degli-utili.html.

Economia de Comunhão. (2020b). Quem somos: O que é EdC. https://www.edc-online.org/br/chi-siamo-it.html.

Francisco. (2015). Carta Encíclica Laudato Si: Louvado Sejas. São Paulo: Canção Nova.

Guerra, J. B. (Ed.). (2019). Reflexões do Papa Francisco: mundanismo hoje. Aquiraz, CE: Edições Shalom.

Intersindical Central da Classe Trabalhadora. (2018). Linha do tempo dos direitos trabalhistas no Brasil. https://www.intersindicalcentral.com.br/75-anos-da-clt-trajetoria-e-desafios/.

Lana, C. (2020). Como as empresas da Economia de Comunhão trabalham pela redução da pobreza? https://www.anpecom.com.br/como-as-empresas-da-economia-de-comunhao-trabalham-pela-reducao-da-pobreza.

Naughton, M. J., Buckeye, J. G., Goodpaster, K. E., & Maines, T. D. (2015) Respeito em ação: a subsidiariedade aplicada nos negócios. Belo Horizonte: O Lutador.

Rocha, G. (2019a). Irmã Dulce, a santa dos pobres. São Paulo: Planeta Estratégia.

Rocha, G. (2019b). Graciliano Rocha: a extraordinária vida de Irmã Dulce além da religião. Correio. https://especiais.correio24horas.com.br/pelosolhosdedulce/2019/10/14/graciliano-rocha-a-extraordinaria-vida-irma-dulce-alem-da-religiao/.

União Internacional de Dirigentes Cristãs de Empresas (UNIAPAC). (2016). Comentários da UNIAPAC a respeito da Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco. https://www.adcesp.org.br/biblioteca.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Pereira Lima, E., Silva Correia, K., Studart de Meneses, L. M., Oliveira, F. R. P. de, Campos, R. C., & Amaral, J. F. do. (2023). A contribuição da espiritualidade cristã para a gestão de pessoas nas organizações. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(2), 20–34. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.57699

Edição

Seção

Artigos