A contribuição da espiritualidade cristã para a gestão de pessoas nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.57699Palabras clave:
gestão de pessoas, espiritualidade cristã, doutrina social da igrejaResumen
O presente artigo tem como objetivo descrever as contribuições da espiritualidade cristã na gestão de pessoas dentro das organizações. Foi realizado levantamento bibliográfico em bibliotecas virtuais e no Google acadêmico. A abordagem da pesquisa parte do Princípio Cristão da Subsidiariedade da Doutrina Social da Igreja que visa colocar o homem, e não o lucro, no centro da atividade empresarial, potencializando seus dons ao invés de negligenciá-los, vendo-o como pessoa humana que tem muito a dar e muito a receber e não como recurso a ser usado ou capital a ser explorado.
Métricas
Citas
Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE). (2020). Empresa com Valores: Contexto. https://www.adcesp.org.br/programas.
Banov, M. R. (2019). Comportamento organizacional: melhorando o desempenho e o comportamento no trabalho. São Paulo: Atlas.
Barbieri, U. F. (2016). Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações. São Paulo: Atlas.
Bento, D. (2016). Pedagogia Empresarial: Qualidade, aprendizagem e o capital intelectual das empresas. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda.
Coelho, A. F., Nascimento, W. F., & Bispo, C. M. (2018). Espiritualidade e clima como elementos fortalecedores da cultura: Uma discussão organizacional. [Dissertação para Seminário]. Universidade Estadual do Paraná.
Coelho, J. (2016). Espiritualidade no mundo corporativo - a influência da espiritualidade na gestão de pessoas dentro das organizações. [Dissertação de mestrado]. Faculdade Unida de Vitória.
Dutra J. S. (2016). Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas (2nd ed.). São Paulo: Atlas.
Economia de Comunhão. (2020a). Quem somos: A ajuda aos necessitados. https://www.edc-online.org/br/chi-siamo-it/comunione-degli-utili.html.
Economia de Comunhão. (2020b). Quem somos: O que é EdC. https://www.edc-online.org/br/chi-siamo-it.html.
Francisco. (2015). Carta Encíclica Laudato Si: Louvado Sejas. São Paulo: Canção Nova.
Guerra, J. B. (Ed.). (2019). Reflexões do Papa Francisco: mundanismo hoje. Aquiraz, CE: Edições Shalom.
Intersindical Central da Classe Trabalhadora. (2018). Linha do tempo dos direitos trabalhistas no Brasil. https://www.intersindicalcentral.com.br/75-anos-da-clt-trajetoria-e-desafios/.
Lana, C. (2020). Como as empresas da Economia de Comunhão trabalham pela redução da pobreza? https://www.anpecom.com.br/como-as-empresas-da-economia-de-comunhao-trabalham-pela-reducao-da-pobreza.
Naughton, M. J., Buckeye, J. G., Goodpaster, K. E., & Maines, T. D. (2015) Respeito em ação: a subsidiariedade aplicada nos negócios. Belo Horizonte: O Lutador.
Rocha, G. (2019a). Irmã Dulce, a santa dos pobres. São Paulo: Planeta Estratégia.
Rocha, G. (2019b). Graciliano Rocha: a extraordinária vida de Irmã Dulce além da religião. Correio. https://especiais.correio24horas.com.br/pelosolhosdedulce/2019/10/14/graciliano-rocha-a-extraordinaria-vida-irma-dulce-alem-da-religiao/.
União Internacional de Dirigentes Cristãs de Empresas (UNIAPAC). (2016). Comentários da UNIAPAC a respeito da Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco. https://www.adcesp.org.br/biblioteca.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Administração em Diálogo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.