Reflexões acerca das diversas proxies para a reputação corporativa nas pesquisas em finanças e/ou contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.40792Keywords:
Reputação corporativa, Finanças, Contabilidade, MétricasAbstract
Nos dias atuais, o tema reputação de empresas é de extrema relevância e diversas pesquisas nas áreas de contabilidade e/ou finanças buscam compreender os efeitos da reputação no desempenho econômico-financeiro das entidades. Para realizar as referidas pesquisas, define-se quais são as empresas com status de reputação e nesse ponto surgem controvérsias acerca da proxy adequada, visto que há uma diversidade de possibilidades. Através da ampla revisão da literatura, essa pesquisa mostra que não existe consenso acerca da proxy adequada dentre 183 proxies mundialmente possíveis fazendo com que os resultados empíricos das pesquisas já realizadas podem não estar medindo o que se propõe. Constata-se que no Brasil já existe um arcabouço de proxies de reputação como: Ranking do Instutute Reputation, Ranking do Instituto MERCO, empresas listadas no anuário das 1000 maiores empresas do Brasil publicada pela Revista Exame, empresas citadas na Revista Capital e as empresas participantes do ISE BM&FBOVESPA. Apesar das diversas possibilidades para proxies de reputação corporativa no Brasil, percebe-se a necessidade de um consenso ou a criação de modelos que reflitam de maneira adequada a reputação corporativa visto que os rankings publicados trazem resultados contraditórios.
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