Reflexões acerca das diversas proxies para a reputação corporativa nas pesquisas em finanças e/ou contabilidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.40792

Mots-clés :

Reputação corporativa, Finanças, Contabilidade, Métricas

Résumé

Nos dias atuais, o tema reputação de empresas é de extrema relevância e diversas pesquisas nas áreas de contabilidade e/ou finanças buscam compreender os efeitos da reputação no desempenho econômico-financeiro das entidades. Para realizar as referidas pesquisas, define-se quais são as empresas com status de reputação e nesse ponto surgem controvérsias acerca da proxy adequada, visto que há uma diversidade de possibilidades. Através da ampla revisão da literatura, essa pesquisa mostra que não existe consenso acerca da proxy adequada dentre 183 proxies mundialmente possíveis fazendo com que os resultados empíricos das pesquisas já realizadas podem não estar medindo o que se propõe. Constata-se que no Brasil já existe um arcabouço de proxies de reputação como:  Ranking do Instutute ReputationRanking do Instituto MERCO, empresas listadas no anuário das 1000 maiores empresas do Brasil publicada pela Revista Exame, empresas citadas na Revista Capital e as empresas participantes do ISE BM&FBOVESPA. Apesar das diversas possibilidades para proxies de reputação corporativa no Brasil, percebe-se a necessidade de um consenso ou a criação de modelos que reflitam de maneira adequada a reputação corporativa visto que os rankings publicados trazem resultados contraditórios.

Métriques

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Bibliographies de l'auteur

Leonardo José Seixas Pinto, Universidade Federal Fluminense


Doutor em Ciências Contábeis pela UnB, Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ, pós graduado em Finanças pela UCAM e graduado em Ciências Contábeis pela UNESA. Professor Adjunto II lecionando na graduação em Ciências Contábeis e em pós graduação lato senso da UFF. Editor-chede da Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea da UFF.

Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília

Professora Associada da UnB leocionado na graduação e pós graduação stricto senso. Pós-doutora em Contabilidade Socioambiental pela University Saint Andrew com doutorado e mestrado em Economia pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I.

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Publiée

2020-08-03

Comment citer

Pinto, L. J. S., & Freire, F. de S. (2020). Reflexões acerca das diversas proxies para a reputação corporativa nas pesquisas em finanças e/ou contabilidade. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(2), 29–43. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.40792

Numéro

Rubrique

Artigos