The weight of beauty

fashion consumption and the body image of obese women

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.52083

Abstract

This article aims to analyze the relationship between the body self-image of obese women and the consumption of fashion in larger sizes. In methodological terms, it is quantitative-descriptive research, with 214 questionnaires answered and divided into four groups configured according to the degree of obesity of each participant. The Silhouette Scale measured self-image through multivariate statistical analysis. The results point to the presence of distortion of body self-image in most participants and show how these women deal with this distortion, with self-acceptance, the beauty standards imposed by society, social discrimination, and the way they experience fashion consumption experiences and plus size fashion.

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Author Biographies

Janaína Martins dos Reis, Centro Universitário Unihorizontes

Mestranda em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atuando no núcleo de pesquisas Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) na Unihorizontes.

Caíssa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Bolsista de Produdividade CNPq Nível 2 (2019-2021). Professora titular do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia (2012). Possui mestrado em Administração (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com o projeto: "Neurociências e Tomadas de Decisão na Construção de Políticas Públicas na Área da Saúde". Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (desde setembro de 2017) e Coordenadora do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes (desde maio de 2016), onde é Professora e Pesquisadora. Membro do Comitê da Câmara do Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH, da Fapemig, desde março de 2020, com mandato de 2 anos (2020-2022). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC, desenvolvendo pesquisas, principalmente, nas temáticas relacionadas ao Marketing Social, Marketing Digital, Neuromarketing, Neuroeconomia, Tomada de Decisão. Comportamento do Consumidor e Consumo Infantil.

Georgiana Luna Batinga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunto da Escola de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DAGEE/UTFPR), campus Curitiba. Possui Doutorado (2018), Mestrado (2014) e Graduação (2008) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Possui especialização lato sensu em Gestão Estratégica de Marketing e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (Gemacons) da PUC Minas e Estudos sobre Narrativas de Si a partir de Corpora e Suportes Diversos (Narrar-se) do CEFET - MG. Desenvolve pesquisas na área de Marketing, Consumo e Sociedade, Linguagem e Discursos Organizacionais e Relações de Trabalho, com aportes teórico-metodológicos na Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Atualmente trabalha com projetos apoiados na Transformative Consumer Research (TCR), Pesquisa-Ação e Estudos Mercadológicos por meio de uma abordagem multidisciplinar.

 

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Published

2022-01-09

How to Cite

Reis, J. M. dos, Sousa, C. V. e, & Luna Batinga, G. (2022). The weight of beauty: fashion consumption and the body image of obese women. Management in Dialogue Review, 23(3). https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.52083