O peso da beleza

o consumo de moda e a imagem corporal de mulheres obesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.52083

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a autoimagem corporal de mulheres obesas e o consumo de moda em tamanhos maiores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva, com 214 questionários respondidos e divididos em quatro grupos configurados de acordo com o grau de obesidade de cada participante. Para mensuração da percepção de autoimagem, recorreu-se à Escala de Silhueta e foi realizada uma análise estatística multivariada. Os resultados apontam a presença de distorção de autoimagem corporal na maioria das participantes, e mostram como essas mulheres lidam com essa distorção, com a autoaceitação, os padrões de beleza impostos pela sociedade, discriminação social e a maneira como vivenciam as experiências de consumo de moda e moda plus size.

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Biografia do Autor

Janaína Martins dos Reis, Centro Universitário Unihorizontes

Mestranda em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atuando no núcleo de pesquisas Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) na Unihorizontes.

Caíssa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Bolsista de Produdividade CNPq Nível 2 (2019-2021). Professora titular do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia (2012). Possui mestrado em Administração (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com o projeto: "Neurociências e Tomadas de Decisão na Construção de Políticas Públicas na Área da Saúde". Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (desde setembro de 2017) e Coordenadora do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes (desde maio de 2016), onde é Professora e Pesquisadora. Membro do Comitê da Câmara do Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH, da Fapemig, desde março de 2020, com mandato de 2 anos (2020-2022). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC, desenvolvendo pesquisas, principalmente, nas temáticas relacionadas ao Marketing Social, Marketing Digital, Neuromarketing, Neuroeconomia, Tomada de Decisão. Comportamento do Consumidor e Consumo Infantil.

Georgiana Luna Batinga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunto da Escola de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DAGEE/UTFPR), campus Curitiba. Possui Doutorado (2018), Mestrado (2014) e Graduação (2008) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Possui especialização lato sensu em Gestão Estratégica de Marketing e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (Gemacons) da PUC Minas e Estudos sobre Narrativas de Si a partir de Corpora e Suportes Diversos (Narrar-se) do CEFET - MG. Desenvolve pesquisas na área de Marketing, Consumo e Sociedade, Linguagem e Discursos Organizacionais e Relações de Trabalho, com aportes teórico-metodológicos na Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Atualmente trabalha com projetos apoiados na Transformative Consumer Research (TCR), Pesquisa-Ação e Estudos Mercadológicos por meio de uma abordagem multidisciplinar.

 

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Publicado

2022-01-09

Como Citar

Reis, J. M. dos, Sousa, C. V. e, & Luna Batinga, G. (2022). O peso da beleza: o consumo de moda e a imagem corporal de mulheres obesas. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(3). https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.52083