Development of a teaching, content socialization, and consulting platform for small and medium entrepreneurs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i3.67977

Keywords:

Entrepreneurship, value creation, consulting

Abstract

This practical study aims to leverage the opportunity created by the lack of consulting tools and support networks for SMEs in Brazil, addressing the high mortality rate of these companies, which account for 30% of Brazil's GDP. The study applied the opportunity exploitation framework by Marcondes et al. (2017), along with qualitative research involving 6 subjects and a survey of 166 entrepreneurs from São Paulo. The findings enhance the understanding of SMEs' needs and suggest that content socialization platforms can increase the perceived value of consulting services. The study offers a practical approach to addressing SME challenges through education and technology-mediated socialization, aiming to boost local business competitiveness.

Author Biographies

Gustavo Franco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gustavo Franco é mestre em administração do desenvolvimento de negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em administração, pós-graduado em gestão da comunicação digital e novas tecnologias. Tem 15 anos de experiência de atuação em agências de publicidade, veículos de comunicação e empresas. Acumula passagens pelas agências Santa Clara, BETC/Havas e Oliver, onde atuou com marcas como Microsoft, Pernod Ricard, SulAmérica Seguros, Veloe, entre outras. Como veículo, atuou no TikTok, gerenciando marcas como Unilever, Coca-Cola e Heineken. Como marketing, atuou como gerente de growth na Bacio di Latte. Atualmente, é country manager da Labelium, consultoria francesa de serviços de marketing para marcas de luxo que conta em seu portfólio marcas como LVMH, LOreal Paris e MSC Cruzeiros. Gustavo também é pesquisador dos temas comportamento do consumidor, empreendedorismo e novas tecnologias pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de professor das áreas de marketing digital, dados e educação corporativa.

Sérgio Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP (2013), com Mestrado em Administração (Marketing) pela FEA-USP (2006) e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (2003) e Psicologia pela FMU (2022). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como Professor do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios. Já ocupou diversos cargos na gestão da universidade como coordenador de lato sensu, de graduação, assessor da Pró-Reitoria e atualmente coordena a Editora Mackenzie. Trabalhou por 10 anos em áreas de gestão e desenvolvimento de produtos na indústria financeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, identidade, cultura de consumo, criação de valor, consumo de lazer, consumidor jovem 

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Published

2024-09-01

How to Cite

Franco, G., & Dantas, S. (2024). Development of a teaching, content socialization, and consulting platform for small and medium entrepreneurs. Management in Dialogue Review, 26(3), 90–106. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i3.67977