Desarrollo de una plataforma de enseñanza, socialización de contenido y consultoría para emprendedores de pequeñas y medianas empresas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i3.67977

Palabras clave:

creación de valor, consultoria, empreendimiento

Resumen

Este estudio práctico busca aprovechar la oportunidad creada por la falta de herramientas de consultoría y redes de apoyo para las PYMEs en Brasil, abordando la alta tasa de mortalidad de estas empresas, que representan el 30% del PIB de Brasil. El estudio aplicó el marco metodológico de aprovechamiento de oportunidades de Marcondes et al. (2017), junto con investigación cualitativa con 6 sujetos y una encuesta a 166 emprendedores de São Paulo. Los resultados mejoran la comprensión de las necesidades de las PYMEs y sugieren que las plataformas de socialización de contenido pueden aumentar el valor percibido de los servicios de consultoría. El estudio ofrece un enfoque práctico para abordar los desafíos de las PYMEs a través de la educación y la socialización mediada por tecnología, con el objetivo de aumentar la competitividad de los negocios locales.

Biografía del autor/a

Gustavo Franco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gustavo Franco é mestre em administração do desenvolvimento de negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em administração, pós-graduado em gestão da comunicação digital e novas tecnologias. Tem 15 anos de experiência de atuação em agências de publicidade, veículos de comunicação e empresas. Acumula passagens pelas agências Santa Clara, BETC/Havas e Oliver, onde atuou com marcas como Microsoft, Pernod Ricard, SulAmérica Seguros, Veloe, entre outras. Como veículo, atuou no TikTok, gerenciando marcas como Unilever, Coca-Cola e Heineken. Como marketing, atuou como gerente de growth na Bacio di Latte. Atualmente, é country manager da Labelium, consultoria francesa de serviços de marketing para marcas de luxo que conta em seu portfólio marcas como LVMH, LOreal Paris e MSC Cruzeiros. Gustavo também é pesquisador dos temas comportamento do consumidor, empreendedorismo e novas tecnologias pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de professor das áreas de marketing digital, dados e educação corporativa.

Sérgio Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP (2013), com Mestrado em Administração (Marketing) pela FEA-USP (2006) e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (2003) e Psicologia pela FMU (2022). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como Professor do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios. Já ocupou diversos cargos na gestão da universidade como coordenador de lato sensu, de graduação, assessor da Pró-Reitoria e atualmente coordena a Editora Mackenzie. Trabalhou por 10 anos em áreas de gestão e desenvolvimento de produtos na indústria financeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, identidade, cultura de consumo, criação de valor, consumo de lazer, consumidor jovem 

Citas

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

Franco, G., & Dantas, S. (2024). Desarrollo de una plataforma de enseñanza, socialización de contenido y consultoría para emprendedores de pequeñas y medianas empresas. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 26(3), 90–106. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i3.67977