COMO AS CORPORAÇÕES SE INTERNACIONALIZAM? UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENTRADA SOB A PERSPECTIVA DOS PAÍSES EMERGENTES

Autores/as

  • Rafael Lucian UFPE
  • Brigitte Renata Bezerra de Oliveira UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.1601

Palabras clave:

Internacionalização, Modos de entrada, Países emergentes

Resumen

Reforçadas pelo sucesso de empresas de países industrializados, economias emergentes estão mudando as suas políticas de crescimento para uma orientação externa, voltadas a uma maior participação no comércio internacional. Este artigo tem como objetivo central analisar as estratégias de entrada em mercados internacionais, praticadas por empresas situadas em doze países considerados de economia emergente. Os dados primários foram coletados por meio da observação sistemática dos websites oficiais de 148 empresas e os secundários a partir das informações presentes na edição especial da Revista Forbes (2008) sobre as 2000 maiores empresas do mundo. As técnicas de análise de conteúdo, estatísticas descritivas e testes de correlação permitiram identificar características particulares acerca do fenômeno estudado. Dentre os achados estão que o tipo da indústria está fortemente relacionado ao modo de entrada utilizado bem como o porte das empresas, representado pelos atributos número de empregados e volume de recursos capital.

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Biografía del autor/a

Rafael Lucian, UFPE

Doutorando em Administração e Mestre pelo PROPAD/UFPE.

Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, UNIVASF

Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE

Publicado

2009-09-16

Cómo citar

Lucian, R., & Oliveira, B. R. B. de. (2009). COMO AS CORPORAÇÕES SE INTERNACIONALIZAM? UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENTRADA SOB A PERSPECTIVA DOS PAÍSES EMERGENTES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 10(1). https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.1601

Número

Sección

Artigos