COMO AS CORPORAÇÕES SE INTERNACIONALIZAM? UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENTRADA SOB A PERSPECTIVA DOS PAÍSES EMERGENTES
DOI :
https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.1601Mots-clés :
Internacionalização, Modos de entrada, Países emergentesRésumé
Reforçadas pelo sucesso de empresas de países industrializados, economias emergentes estão mudando as suas políticas de crescimento para uma orientação externa, voltadas a uma maior participação no comércio internacional. Este artigo tem como objetivo central analisar as estratégias de entrada em mercados internacionais, praticadas por empresas situadas em doze países considerados de economia emergente. Os dados primários foram coletados por meio da observação sistemática dos websites oficiais de 148 empresas e os secundários a partir das informações presentes na edição especial da Revista Forbes (2008) sobre as 2000 maiores empresas do mundo. As técnicas de análise de conteúdo, estatísticas descritivas e testes de correlação permitiram identificar características particulares acerca do fenômeno estudado. Dentre os achados estão que o tipo da indústria está fortemente relacionado ao modo de entrada utilizado bem como o porte das empresas, representado pelos atributos número de empregados e volume de recursos capital.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2009-09-16
Comment citer
Lucian, R., & Oliveira, B. R. B. de. (2009). COMO AS CORPORAÇÕES SE INTERNACIONALIZAM? UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENTRADA SOB A PERSPECTIVA DOS PAÍSES EMERGENTES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 10(1). https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.1601
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.