Motivação Acadêmica e sua Relação com o Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos do Curso de Graduação em Administração

Autores/as

  • Gustavo Salomão Viana USP - Universidade de São Paulo
  • Adriana Backx Viana USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.23355

Palabras clave:

Performance Statistics, Academic Motivation, Self-Determination Theory.

Resumen

Considerando a importância do ensino de Estatística para a formação do administrador, bem como a relevância da motivação acadêmica para o bom desempenho dos alunos, surge como objetivo de pesquisa: investigar o modo como se dá a interação da motivação acadêmica, tanto em relação à nota, quanto em relação à autopercepção de desempenho, dos alunos nas disciplinas de Estatística do curso de Administração. Utilizou-se uma amostra de 278 graduandos em Administração respondentes de um questionário que abordou aspectos de autopercepção de desempenho, Escala de Motivação Acadêmica e caracterização (perfil). A pesquisa verificou uma maior desmotivação nos alunos do sexo masculino em relação ao feminino, assim como identificou haver diferença do nível de desmotivação em função da área de interesse do aluno. Como conclusão principal verifica-se que o relacionamento entre os tipos de motivação e o desempenho acadêmico caracteriza-se como área de grandes discussões, necessitando de pesquisas futuras para uma melhor elucidação.

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Biografía del autor/a

Gustavo Salomão Viana, USP - Universidade de São Paulo

Graduação em Administração - FEARP-USP

Mestrado em Administração de Organizações - FEARP-USP

Adriana Backx Viana, USP - Universidade de São Paulo

Graduação em Matemática - Licenciatura. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Livre-docência.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/SP.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

Viana, G. S., & Viana, A. B. (2017). Motivação Acadêmica e sua Relação com o Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos do Curso de Graduação em Administração. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(1), 64–88. https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.23355