O papel da cultura organizacional na transformação digital
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i2.62761Palabras clave:
Transformação digital, Cultura organizacional, Trabalho remotoResumen
A pandemia de COVID-19 impulsionou rapidamente a transformação digital nas organizações, exigindo adaptações nos processos de gestão e inovação. O trabalho remoto se tornou essencial, levando os funcionários a utilizar tecnologias digitais para manter as atividades laborais. No entanto, a transformação digital enfrenta desafios relacionados à cultura organizacional e à resistência à mudança. A liderança desempenha um papel crucial ao promover a inovação e facilitar a adoção de novas tecnologias. A gestão de mudanças é essencial para reduzir a resistência e minimizar a perda de produtividade durante a transição. A resiliência organizacional é fundamental para aproveitar os benefícios da transformação digital, incentivando a aprendizagem contínua e a abertura para novas formas de trabalho. A cultura organizacional e a identidade coletiva devem ser alinhadas com a inovação digital para garantir o sucesso da transformação nas empresas.
Métricas
Citas
Alabdali, M. A., & Salam, M. A. (2022). The Impact of Digital Transformation on Supply Chain Procurement for Creating Competitive Advantage: An Empirical Study. Sustainability, 14, 12269. https://doi.org/10.3390/ su141912269.
Almeida, A., Melo, P. N., & Conceição, O. (2021). Impacts of the Implementation of Industry's 4.0 Technologies in the Portuguese Textile Industry: The Effect of Management and Leadership Practices on implementation of industry’s 4.0 technologies. European Conference on Management, Leadership & Governance. doi:10.34190/MLG.21.073
Bianchi, M., Di Minin, A., & Pisano, G. (2020). Innovation: organization & management special issue on experimentation for innovation: What’s now and what’s next. Innovation: Organization & Management, 22(1), 91–96. https://doi.org/10.1080/14479338.2019. 1700026
Elrod, P. D., & Tippett, D. D. (2002). The “death valley” of change. Journal of Organizational Change Management, 15(3), 273-291. https://doi.org/10.1108/09534810210429309
Fleury, M. T. L. (1987). Estórias, mitos, heróis: cultura organizacional e relações do trabalho. Revista de Administração de Empresas, 27(4), 7-18. https://doi.org/10.1590/S0034-75901987000400003
Gonzalez, J. S., & Gulbrandsen, M. (2022). Innovation in established industries undergoing digital transformation: the role of collective identity and public values. Innovation, 24(1), 201-230. https://doi: 10.1080/14479338.2021.1938578
Kane, G. (2019). The Technology Fallacy. Research-Technology Management, 62(6), 44-49, https://doi: 10.1080/08956308.2019.1661079
Lewin, K. (1947). Frontiers in Group Dynamics: Concept, Method and Reality in Social Science; Social Equilibria and Social Change. Human Relations, 1(1), 5-41. https:// doi.org/10.1177/001872674700100103
Nambisan, S., Lyytinen, K., Majchrzak, A., & Song, M. (2017). Digital innovation management: Reinventing innovation management research in a digital world. MIS Quarterly, 41(1), 223–238. https://doi.org/10.25300/Misq/2017/41:1.03
Nambisan, S., Wright, M., & Feldman, M. (2019). The digital transformation of innovation and entrepreneurship: Progress, challenges and key themes. Research Policy, 48(8), 103773. https://doi.org/10.1016/j.respol.2019.03.018
Mihardjo, Leonardus W. W., Sasmoko Sasmoko, Firdaus Alamsjah, and Elidjen Elidjen. 2019. Digital Leadership Role in Developing Business Model Innovation and Customer Experience Orientation in Industry 4.0. Management Science Letters, 9(11):1749–62. doi: 10.5267/j.msl.2019.6.015.
Murri, M., Streppa, E., Colla, V., Fornai, B., & Branca, T. A. (2019). Digital transformation in European steel industry: state of art and future scenario. ESSA Deliverable, 2.
PMI. (2016). Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (6a Ed.). Pensilvania, EUA: Project Management Institute, Inc.
Prosci. (2016). Prosci Change Managemnt. Fori Collins, Colorado: Prosci Learning Center Publications.
Rosenbaum, D; More, E; & Steane, P. (2018). Planned organisational change management. Journal of Organizational Change Management, 31(2), 286-303. https://doi.org/10. 1108/jocm-06- 2015-0089
Schein, E. H. (1995). The Role of the Founder in Creating Organizational Culture. Family Business Review, 8(3), 221–238.
Worley, C. G., & Beaujolin, R. (2022). Navigating Conflicting Influences During Complex Strategic Changes: The Contribution of Diagnosis, Congruence, and Leadership. The Journal of Applied Behavioral Science, 0(0), 1-31. doi: 10.1177/00218863221098111
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bruno Richard Inácio, Rebeca Barreiros Rolim; Francisco Antonio Serralvo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.