Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior

Autores/as

  • Anna Gabriela Miranda de Oliveira Faculdade Novos Horizontes
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Faculdade Novos Horizontes
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.12727

Resumen

Este estudo buscou identificar e analisar as ações praticadas por Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento da educação empreendedora com ênfase no empreendedorismo e inovação empresarial e social. A pesquisa de campo constituiu-se de entrevistas com professores envolvidos nos projetos das IES pesquisadas e questionários aplicados aos alunos concluintes do curso de Administração. As médias obtidas na pesquisa, e a baixa variabilidade relativa observada nos dados mostram que as IES tem alcançado certa consolidação do tema empreendedorismo com um reforço à concepção da inovação, encaminhando – ainda lentamente – para o desenvolvimento destes temas em seus modelos de ensino.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Anna Gabriela Miranda de Oliveira, Faculdade Novos Horizontes

Mestranda em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Bolsista do Projeto PRO-ADM/CAPES.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Ciências das Organizações pela Université de Paris IX (Paris-Dauphine), França. Diretora Geral da Faculdade Novos Horizontes. Professora e Coordenadora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Doutora em Economia Aplicada - UFV (2004). Professora e pesquisadora dos Programas Stricto Sensu de Administração e Administração de sistemas de informação e gestão do conhecimento da Universidade FUMEC.

Publicado

2016-01-01

Cómo citar

Miranda de Oliveira, A. G., Melo, M. C. de O. L., & De Muylder, C. F. (2016). Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(1), 29–56. https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.12727