Fatores de competitividade da indústria brasileira de papel
DOI :
https://doi.org/10.20946/rad.v2i1.1693Résumé
Neste artigo procura-se questionar sobre os meios que favorecem a perenização da posição conquistada pelo setor brasileiro de celulose no mercado mundial. As cinco maiores empresas de celulose praticam estratégias concorrenciais combinando as vantagens comparativas do país e as vantagens competitivas das firmas. Nesse contexto, não se deve negligenciar as políticas de industrialização setoriais implementadas pelo Estado, aplicando medidas de ordem financeiras, fiscais e alfandegárias e oferecendo incentivos às pesquisas e aos desenvolvimentos científicos. Palavras-chave: vantagens comparativas e competitivas, Estado, estratégias concorrênciais. Abstract: In this article it is questioned the means that favor the perennial position seized by the Brazilian cellulose corporations have competitive strategies which combine the comparative advantages of the country with the competitive advantages of the companies. In this context, the industrialization policies implemented by the State cannot be neglected – financial customs and fiscal measures and the incentives provided for research and scientific developments. Keywords: comparative and competitive advantages, State, competitive strategies.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2009-01-28
Comment citer
Dupont, C. A. (2009). Fatores de competitividade da indústria brasileira de papel. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 2(1). https://doi.org/10.20946/rad.v2i1.1693
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.