Como se forma um docente universitário para o ensino da administração?

Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.51166

Résumé

Ensaio teórico que teve por argumento central a discussão das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração existentes no Brasil e as necessidades formativas para prática da docência nesta área. No percurso metodológico, não se estabeleceu uma seção específica, mas se desenvolveu revisão bibliográfica e se encadearam as discussões de acordo com o objetivo proposto, típico de ensaio teórico. Como resultado observou-se que a formação do docente em Administração fica a cargo dos PPG stricto sensu e dos programas de formação ofertados pelas universidades. São raras as iniciativas e medidas políticas existentes. As necessidades formativas e saberes docentes se originam de fontes diversas como experiências como aluno, história de vida, formação inicial e continuada, prática pedagógica, experiência, conhecimentos específicos e a convivência com pares. Em termos de contribuição busca suscitar uma discussão que favoreça a elevação da qualidade da formação dos docentes dos cursos de administração.

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Bibliographies de l'auteur

Clarice Vepo do Nascimento Welter, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Doutoranda em Administração no Programa de Pós Graduação em Administração-PPGA– UFSM/RS

Roberto Schoproni Bichueti, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS.

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, RS

Doutoranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ/RS. Bolsista PROSUC/CAPES.

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, RS

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ/RS.

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Publiée

2022-01-09

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Welter, C. V. do N. ., Bichueti, R. S. ., Sausen, J. da F. C. L., & Baggio, D. K. . (2022). Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(3). https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.51166