Avaliação e monitoramento da assistência estudantil nas Universidades Federais no Brasil: proposta de indicadores para implantação
DOI :
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i1.57788Mots-clés :
Ensino Superior Federal; Assistência Estudantil; Indicadores.Résumé
O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, é o artefato jurídico que regulamenta as ações de assistência estudantil no Brasil e prevê a fixação de mecanismos de acompanhamento e avaliação dessa política, mas não apresenta como e quais instrumentos devem ser usados. A partir de um diagnóstico teórico e empírico acerca da necessidade desses mecanismos, o estudo apresenta uma proposta de implantação de indicadores para avaliar e monitorar a assistência estudantil nas universidades federais brasileiras. A contribuição trazida faz com que as universidades federais possam adotar esses mecanismos em suas estruturas ou aprimorar os existentes. Os instrumentos de avaliação e monitoramento de políticas públicas contribuem para o sucesso das ações governamentais e acompanhamento da população - transparência.
Métriques
Références
Andrade, A. M. J. de, & Teixeira, M. A. P. (2017). Áreas da política de assistência estudantil: Relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22(2), 512–528. https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200014
Brasil. (2010). Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm
Brasil. (2012). Indicadores—Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública. Coordenação de Documentação e Informação. http://www.gespublica.gov.br/ sites/default/files/documentos/indicadores_orientacoes_basicas_aplicadas_a_gestao_publica.pdf
Brito, A. C. T. da C., Costa, A. K. T., & Almeida, V. L. de. (2019). Gestão universitária: Políticas comparadas de monitoramento do programa bolsa permanência em universidades federais brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 14(3), 1862–1875. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.13036
Brito, E. N. S. (2021). Análise da efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil: O caso da UFVJM [UFVJM]. http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/ handle/1/2672
Costa, F. L. da, & Castanhar, J. C. (2003). Avaliação de programas públicos: Desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, 37(5), 969–992.
Cunha, C. G. S. da. (2018). Avaliação de políticas públicas e programas governamentais: Tendências recentes e experiências no Brasil. Revista Estudos de Planejamento, 0(12), Article 12. https://revistas.fee.tche.br/index.php/estudos-planejamento/ article/view/4298
Eloi, S. de S. S. (2018). Sistema de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES: Um modelo a partir da teoria do programa [Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP), Universidade Federal de Viçosa]. https://locus.ufv.br//handle/ 123456789/22202
Fava, H. de L. (2021). Indicadores na Gestão da Assistência Estudantil em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil: Da Produção Acadêmica à Aplicação [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados]. https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-ADMINISTRA CAO-PUBLICA/DISSERTA%C3%87%C3%95ES%20DEFENDIDAS/Helder deLimaFava%20-%20dissertacao.pdf
Fava, H. de L., & Cintra, R. F. (2020). Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas universidades federais brasileiras. XXIII Seminários em Administração, São Paulo.
Ferradaes, A. G. (2019). Uma síntese da importância dos indicadores para a avaliação da gestão pública. Instituto Serzedello Corrêa.
Ferreira, H., Cassiolato, M., & Gonzalez, R. (2009). Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: O modelo lógico do programa segundo tempo. IPEA.
Garrido, E. N. (2012). Assistência Estudantil: Sua importância, atores envolvidos e panorama atual. Seminário Universidade Sociedade, 17. http://www.instituto kirimure.pro.br/wp-content/uploads/2012/11/GARRIDO_E.pdf
Imperatori, T. K. (2017). A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serviço Social & Sociedade, 129, 285–303. https://doi.org/10.1590/ 0101-6628.109
Jannuzzi, P. de M. (2005). Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, 56(2), 137–160. https:// doi.org/10.21874/rsp.v56i2.222
Jannuzzi, P. de M. (2017). Indicadores no ciclo de políticas e programas sociais no Brasil. In Indicadores sociais: Passado, presente e futuro. IBGE.
Kowalski, A. V. (2012). Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos [Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/ 10923/5137
Magalhães, M. T. Q. (2004). Metodologia para desenvolvimento de sistemas de indicadores: Uma aplicação no planejamento da gestão da Política Nacional de Transportes [Dissertação de Mestrado]. UNB.
Martins, H. F., & Marini, C. (2010). Um guia de governança para resultados na administração pública. Publix Editora.
Matias-Pereira, J. (2008). Administração pública comparada: Uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia. Revista de Administração Pública, 42(1), 61–82. https://doi.org/10.1590/S0034-76122 008000100004
Nazaré, F. C. (2021). Assistência Estudantil na UFPA: reflexões acerca do contexto dos discentes atendidos pelo auxílio emergencial. X Jornada Internacional de Políticas Públicas, 11.
Oliveira, E. G. de, & Silva, E. V. (2018). Convergências e dissonâncias dos programas PNAES e Bolsa-permanência e a Lei de Cotas. Revista Labor, 1(19), 5–14.
Palavezzini, J., & Alves, J. de M. (2019). Assistência estudantil nas universidades federais: O orçamento do programa nacional de assistência estudantil (PNAES) garante a permanência do estudante? III Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos; IV Seminário Nacional de território e gestão de políticas sociais; III Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental.
Ramos, M. P., & Schabbach, L. M. (2012). O estado da arte da avaliação de políticas públicas: Conceituação e exemplos de avaliação no Brasil. Revista de Administração Pública, 46(5), 1271–1294.
Recktenvald, M., Mattei, L., & Pereira, V. A. (2018). Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 23(2), 405–423. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000200008
Rua, M. das G. (2004). Desmistificando o problema: Uma rápida introdução ao estudo dos indicadores. Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Santos, D. G. dos, Siqueira, P. H. de L., & Diniz, D. M. (2021). Assistência Estudantil e PNAES: um estudo bibliométrico sobre a produção científica recente. Práticas em Gestão Pública Universitária, 5(1), 28–53.
Secretaria de Gestão. (2009). Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores. Ministério do Planejamento.
Silva, A. R. X., Carvalho, M. C. A. de, & Gonçalves, R. M. (2021). Mapeamento e análise das produções científicas que versam as políticas de assistência estudantil no contexto do programa nacional de assistência estudantil. Pedagógica: Revista do Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao - PPGE, 23, 1–30.
Silva, C. P. da. (2021). A assistência estudantil no contexto do ensino remoto emergencial: Uma análise das ações nos semestres de 2020.1 e 2020.2 na UFRN [Trabalho de Conclusão de Curso, UFRN]. https://repositorio.ufrn.br/handle/ 123456789/46216
Silva, F. V. da. (2019). Avaliação de efetividade da assistência pecuniária da política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2013 e 2018 [Dissertação (mestrado)]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Silva, L. S. D., Stallivieri, L., & Pacheco, A. S. V. (2021). Assistência Estudantil: Um Estudo Bibliométrico Da Produção Científica. XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU 2021, 11.
Souza, G. V. de, & Cintra, R. F. (2020). Política Pública de Assistência Estudantil no Brasil: Análise da última década (2011-2019). Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Administração em Diálogo - RAD 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.