Percepção de gestores de Cooperativas de Trabalho acerca de práticas de controle contábil e gerencial para formação de preço de produtos artesanais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2024v11id68442

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Precificação de artesanato, Contabilidade de Custos

Resumo

Este estudo investiga a percepção dos gerentes de cooperativas em relação às práticas de controle contábil e gerencial na precificação de produtos artesanais. Uma abordagem de pesquisa qualitativa foi empregada para obter insights sobre os métodos de precificação adotados pelos artesãos. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aplicada aos gestores das cooperativas de trabalho que participaram da 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e da 21ª edição da Feira Nacional de Artesanato no Classic Hall (Fenahall) em Recife, Brasil. Os resultados revelaram que os artesãos, em geral, não utilizam métodos de custeio encontrados na literatura, confiando, em vez disso, em seu próprio conhecimento e experiência para tomar decisões sobre preços. Conforme uma escala de níveis de conhecimento sobre práticas contábeis e gerenciais, que vai do Nível 1 (Não está implantado, mas conhece) ao Nível 5 (Implantado e com utilização gerencial), a maioria das respostas se concentra abaixo do Nível 5. Essa situação representa um problema, pois a falta de compreensão das informações gerenciais e de custos pode comprometer a precisão na precificação dos produtos, potencialmente levando ao fracasso do negócio. Os resultados destacam a importância do planejamento estratégico e da contabilidade de custos na precificação de produtos artesanais. Capacitar os artesãos com conhecimento nessas áreas é fundamental para a sustentabilidade e o sucesso de seus negócios, que desempenham um papel vital na economia local e na geração de empregos, principalmente em comunidades carentes. Para futuras pesquisas, sugere-se ampliar a investigação para incluir artesãos de diferentes regiões de Pernambuco ou do Brasil. Isso ajudará a melhorar o controle estratégico e gerencial dos gestores, incentivando a busca por mais conhecimento e implementação nos negócios, evitando prejuízos e garantindo a continuidade da empresa.

Biografia do Autor

Paulo César dos Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ingressou na universidade e participou com êxito do Programa BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico) e como voluntário do Pibic Juntamente com orientadora Prof. Dra. Ana Lúcia Fontes do DCCA - CCSA, desenvolvendo atividades no projeto de pesquisa: LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS GERENCIAIS EM EMPREENDIMENTOS DO SETOR DE BELEZA" e apresentou os resultados da pesquisa no 30º Congresso de Iniciação Científica. Atualmente, faz parte de outra pesquisa no Pibic na modalidade de bolsista de Iniciação Científica do CNPq, intitulado: PERCEPÇÃO DE GESTORES DE COOPERATIVAS DE TRABALHO ACERCA DE PRÁTICAS DE CONTROLE CONTÁBIL E GERENCIAL PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE PRODUTOS ARTESANAIS.

Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Profa. Associada 2 da UFPE. Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP - PPGCC. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco -(UFPE). Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Membro regular da Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e membro colaboradora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (PPGCFTG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Membro do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Experiência de pesquisa na área de Controladoria e Regulação Contábil, nos temas de:Práticas de Governança Corporativa e Compliance, Melhoria de Desempenho para Empreendimentos do Setor de Serviços: Pesquisa Intervencionista, Avaliação e Monitoramento de Impactos Sociais, Prestação de Contas para o Terceiro Setor. Área de Interesse em pesquisa: Informações Contábeis para usuários internos e externos em Gestão Pública e do Terceiro Setor, Responsabilidade Corporativa e Controle Social, Modelos de Avaliação e Indicadores de Desempenho para Entidades Sem Fins Lucrativos; Avaliação de Programas Sociais, Evolução Histórica das Práticas e Conhecimentos Contábeis. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Práticas de Pesquisa Intervencionista em Controladoria. Participa dos Grupos e Pesquisa: Núcleo de Estudos em Controladoria e Finanças (NECOFIN) da UPM (desenvolve pesquisas científicas no campo da Controladoria e Finanças sob um enfoque interdisciplinar, atuando sob princípios éticos); Incentivos e Sistemas de Controle Gerencial (UFPE); e Ações em Rede Coordenadas no Universo Social - ARCUS (UFPE).

Referências

ALHABEEB, O. K. A.; A, M. A. D.; ABDULLAH, K. J. Key Factors and Perspectives in Cost Accounting with Real-Time Patterns. South Asian Journal of Social Sciences and Humanities, 3, n. 5, p. 103–115, 6 out. 2022.

ALMEIDA, Jocely Santos Caldas; OLIVEIRA, Sarah Silva. Planejamento estratégico em empresas de pequeno porte. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2020.

ALVES, Dulcileide Farreira; DOS SANTOS, Greyciane Passos; BARRETO, Maria Odarlene Rodrigues. A utilização da contabilidade de custos como ferramenta para o fortalecimento de uma micro empresa do segmento de confecção em Fortaleza. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2012.

ALVES, Juliano Nunes et al. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 7, n. 2, p. 80, 2013.

ARTESÃOS aumentam procura por capacitação: No Dia do Artesão, levantamento do Sebrae indica que maioria do segmento que procura se especializar é formada por M. Agência Sebrae de Notícias (ASN): Redação, 21 mar. 2024. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/artesaos-aumentam-procura-por-capacitacao/. Acesso em: 2 jul. 2024.

BOBYL, V. V.; LOMTІEVA, I. M.; SNACHOV, M. P. STRATEGIC MANAGEMENT ACCOUNTING A SANELEMENT OF STRATEGIC MANAGEMENT OF JSC «UKRZALIZNYTSYA». REVIEW OF TRANSPORT ECONOMICS AND MANAGEMENT, n. 7(23), p. 99–109, 11 fev. 2023.

CABRAL, Sandy Jardele Raimundo et al. INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE CUSTOS CONSIDERADAS PELOS PEQUENOS EMPREENDEDORES DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRINHA (PE) NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE ARTESANATOS. Contabilometria, v. 5, n. 1, 2018.

CARDOSO, Bruno Oliveira et al. A contabilidade gerencial como ferramenta de auxílio ao planejamento orçamentário nas organizações: uma revisão sistemática. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 11, p. 27928-27943, 2023.

CHEN, Jing et al. Simple but Beautiful: A Case Study on the ZHI Project of Traditional Craftsmanship. DHQ: Digital Humanities Quarterly, v. 16, n. 2, 2022.

Couto, M. (2023). Saiba o que é gestão financeira e conheça 10 dicas para o seu negócio.

CRUZ, V. L.; SANTOS, R. R., LAGIOIA, U. C. T.; SANTOS, A. A.; PAULINO, G. C.; PEIXOTO, E. P. A. As necessidades de ensino de custos para o desenvolvimento das atividades dos artesãos de um estado brasileiro. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2015

DA FONSECA VEIGA, Walmir. Contabilidade gerencial estratégica: o uso da contabilidade gerencial como suporte ao processo de gestão estratégica. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 2, n. 2, 2001.

DAS, P. K. Working capital practices in select IT sector company, a study. Brazilian Journal of Science, v. 2, n. 11, p. 1–8, 25 maio 2023.

DATA SEBRAE. Artesanato. Disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/desafios-e-oportunidades-para-artesaos-em-2021,e2a49f266efd7710VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=Entre%20eles%2C%20est%C3%A3o%3A%20a%20possibilidade,do%20microcr%C3%A9dito%2C%20entre%20outras%20vantagens. Acesso em: 23/03/2024.

DE LIMA, Andreza Cristiane Silva et al. Mecanismos Utilizados para Formação do Preço de Artesanatos: Um Estudo Junto aos Artesãos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga Em Recife/PE. Revista Controladoria e Gestão, v. 2, n. 2, p. 452-468, 2021.

DE LUNETTA, Avaetê; GUERRA, Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal)-Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023.

DE MOURA SOEIRO, Tiago et al. Informações gerenciais e de custos consideradas pelos pequenos empreendedores do município de Cachoeirinha (PE) na formação do preço de venda de artesanatos. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2016.

DE OLIVEIRA MORAIS, Maria Auxiliadora et al. Contabilidade de custos: caso de uma indústria de temperos pauferrense. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 3, p. 4206-4219, 2023.

DO NASCIMENTO, Felipe Spiazzi; LOPES, Herton Castiglioni. Estratégias de determinação de preço no setor moveleiro de Santa Maria (RS). Perspectiva Econômica, v. 6, n. 1, 2010.

DOS SANTOS, Carolaine Santana; LIMA, Jose Raimundo Oliveira. ATRIBUIÇÃO DOS CUSTOS NOS ARTESANATOS CONFECCIONADOS POR GRUPOS SOLIDÁRIOS DA FEIRA DE SABERES E SABORES DA UEFS: UMA APROXIMAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE A CONTABILIDADE E A ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA. Anais dos Seminários de Iniciação Científica, n. 25, 2021.

DOS SANTOS, Luiz Carlos. A TÉCNICA DO QUESTIONÁRIO: conceituação, características, vantagens e limitações. 2021.

EIGENSTUHLER, D. P.; BAÚ DAL MAGRO, C.; MAZZIONI, S. Habilidade Gerencial e a Conformidade Contábil-fiscal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 22, p. e3341, 20 abr. 2023.

GONÇALVES, Daniela Cadorin. ANÁLISE DE CUSTOS, VOLUME, LUCRO E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO DE ARTESANATOS EM TURVO/SC. 2016. 58 p. Orientador: Wagner Blauth. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma – SC.https://webmaissistemas.com.br/blog/metodo-de-controle-de-estoque. Acesso em: 07 de jul. de 2024.

GONÇALVES, R. F.; SOUZA, G. H. S. DE; LIMA, N. C. Fronteiras em Empreendedorismo. [s.l.] Editora do IFNMG, 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ .Acesso em: 25/04/2024.

JURAVELI, Tatiana. Componenta prețului ca variabilă importantă a procesului de negociere în turism. Economica, v. 120, n. 2, p. 38-48, 2022.

LEITE, Luana Maria Pereira da Silva. Metodologias de custeio e precificação: um estudo da formação de preço de venda de artesanatos em Piúma-ES. 2021.

LIU, Enmao et al. An Online Community Applying CNN Technology for ICH Craftsmanship Inheritance and Preservation. In: 2020 IEEE 7th International Conference on Industrial Engineering and Applications (ICIEA). IEEE, 2020. p. 382-389.

MA, L. et al. Strategic Management Accounting in Small and Medium-Sized Enterprises in Emerging Countries and Markets: A Case Study from China. Economies, v. 10, n. 4, 1 abr. 2022.

Manual de Precificação de Objetos Artesanais: Que preço eu boto?/ Universidade

Federal do Cariri – UFCA; Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap. Organizadores: Cícera Edna da Silva; Rebeca da Rocha Grangeiro; Manoel Bastos Gomes Neto. – Juazeiro do Norte, CE: UFCA, 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa/pesquisa bibliográfica/teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2017.

MÁRIO, P. C. et al. A utilização de instrumentos de contabilidade gerencial em entidades do terceiro setor. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 1, 2013.

MÁRIO, Poueri do Carmo et al. A utilização de instrumentos de contabilidade gerencial em entidades do terceiro setor. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 1, 2013.

MARKONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia da Investigação. 2003.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. In: Contabilidade de custos. 2010. p. 370-370.

MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Vidigal Fernandes. A Necessidade do Planejamento Estratégico nas Organizações Contábeis. Revista Contabilidade Vista e Revista, Minas Gerais, v. 12, n. 2, pag. 73-80, ago. 2001.

MATIAS, S. (2023). 7 métodos de controle de estoque para conhecer e aplicar. WebMais,

MEGLIORINI, Evandir. Custos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

MIRANDA, Allyson Emanoel et al. A relevância da contabilidade gerencial para as micros e pequenas empresas: uma revisão sistemática. REVISTA DA FAESF, v. 5, n. 2, 2023.

NOGUEIRA, Grazielly Antunes; DA SILVA NUNES, Aislan. A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 1, p. e414532-e414532, 2023.

Nuvemshop, https://www.nuvemshop.com.br/blog/gestao-financeira/ Acesso em: 6 de Jul. de 2024.

OQUE é contabilidade de custos e seu objetivo nas empresas. Blog: Centro de estudos e formação, 5 set. 2018. Disponível em: https://www.centrodeestudoseformacao.com.br/blog/contabilidade-custos-curso-online. Acesso em: 4 jul. 2024.

OLIVEIRA, Milena. FORMAÇÃO DE PREÇO E VISIBILIDADE MERCADOLÓGICA DO EMPREENDIMENTO DA ARTESÃ DONA RÔ. 2017. 63 p. Monografia de TCC – Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte – Natal, RN.

OLIVEIRA, R. D. S. DE. A importância da contabilidade de custos nas instituições financeiras do Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, p. 56–64, 22 set. 2021.

PEGORARO, Fábio et al. Redes de cooperação empresarial: ganhos competitivos-um estudo de caso do projeto empreender, do núcleo setorial de móveis e serralherias da cidade de gurupi, estado do Tocantins. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 2, p. 2562-2575, 2023.

RÍOS-RÍOS, S. et al. Flexible strategic planning for the financial management of MSES-2019. International Journal of Advanced and Applied Sciences, v. 10, n. 2, p. 1–6, 1 fev. 2023.

SAMPAIO, Tuane Bazanella. Metodologia da Pesquisa. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.

SCHMIDT, Maria Eduarda et al. Propostas de controle de custos para uma pequena empresa do ramo alimentício. Observatorio de la Economía Latinoamericana, v. 20, n. 7, 2022.

SILVA, F. B. da. O artesão expositor e a administração de um pequeno negócio. Revista de Ciências Gerenciais. vol. 16, n. 24, pp. 19-29, 2012.

Silvestre, L. P. F. (Org.). (2021). Ciências sociais aplicadas: Desafios metodológicos e resultados empíricos. Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.562211406

SIQUELLI, S. A., Sousa, F. R. de, Severino, A. J., & Peixoto, P. (2023). Ética em pesquisa de educação e integridade acadêmica. Horizontes, 41(1), e023059. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1768

SOTTO CALONGA, Andrea Guadalupe. O Artesanato e suas Potencialidades para a Promoção do Desenvolvimento Local na Cidade de San José de los Campos Limpios de Tapuá, Paraguai. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso.

SOUSA, J. A.; OLIVEIRA, L. F. T. M.; SILVA, F. S. C.; NEGROMONTE, R. B.; NÓBREGA, J.. Fatores Condicionantes de Sucesso das Pequenas e Micro Empresas (PME´ s) do Segmento de Artesanato em Natal–RN. CONNEXIO, v. 1, n. 2, p. 113-137, 2012.

SRIYONO et al. STRATEGIC MANAGEMENT ACCOUNTING TECHNIQUES FOR STRATEGIC COSTING IN VILLAGE-OWNED ENTERPRISES. International Journal of Professional Business Review, v. 7, n. 6, 2022.

SULTÃO, U. et al. Análise do Planeamento de Lucros na PT. Comércio e Distribuição Kimia Farma Palavras-chave: Planejamento; Ponto de equilíbrio; Lucro. 2022.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Roteiro de auditoria de gestão de riscos, 2017.Disponível em: https://www.google.com/url?client=internal-element-cse&cx=014966672901662145021:fl5apafnw0i&q=https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp%3FfileId%3D8A8182A15EAB92B3015F2F41DB870250&sa=U&ved=2ahUKEwjUgpmhneqEAxXcppUCHWaYAxAQFnoECAAQAQ&usg=AOvVaw2Ndu51Kmf8qu9Gndin_rOa . Acesso em: 01 de fev de 2024.

WANG, S.; WANG, X.; ZHANG, J. Robust Optimization Approach to Process Flexibility Designs with Contribution Margin Differentials. Manufacturing and Service Operations Management, v. 24, n. 1, p. 632–646, 1 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva, P. C. dos S., & Vasconcelos, A. L. F. de S. (2024). Percepção de gestores de Cooperativas de Trabalho acerca de práticas de controle contábil e gerencial para formação de preço de produtos artesanais. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 11, e68442. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2024v11id68442

Edição

Seção

Artigos