APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE JESUS CRISTO E SUAS APLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2019v13i24p65-80Palavras-chave:
pedagogia, Jesus Cristo, análise do conteúdo, métodosResumo
A pessoa de Jesus Cristo, durante seu ministério terreno, desenvolveu uma intensa e extensa jornada de ensino. Com aulas que apresentavam claros objetivos, variados recursos, versátil metodologia e resultados expressivos, estimula e instiga pedagogos ainda modernos. Neste trabalho de pesquisa documental, buscou-se compreender os pressupostos teórico-metodológicos da pedagogia de Jesus. Utilizou-se a análise do conteúdo, proposta por Lawrence Bardin, a fim de compreender as concepções de variados autores acerca da didática do Senhor. Ao final, percebe-se que, no discurso implícito de teóricos distintos, evidencia-se uma concepção amplamente difundida da consolidada pedagogia de Jesus e que essa se constitui como objeto de estudo e elemento inspirador para docentes – cristãos ou não – e profissionais da educação.