APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE JESUS CRISTO E SUAS APLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2019v13i24p65-80

Mots-clés :

pedagogia, Jesus Cristo, análise do conteúdo, métodos

Résumé

A pessoa de Jesus Cristo, durante seu ministério terreno, desenvolveu uma intensa e extensa jornada de ensino. Com aulas que apresentavam claros objetivos, variados recursos, versátil metodologia e resultados expressivos, estimula e instiga pedagogos ainda modernos. Neste trabalho de pesquisa documental, buscou-se compreender os pressupostos teórico-metodológicos da pedagogia de Jesus. Utilizou-se a análise do conteúdo, proposta por Lawrence Bardin, a fim de compreender as concepções de variados autores acerca da didática do Senhor. Ao final, percebe-se que, no discurso implícito de teóricos distintos, evidencia-se uma concepção amplamente difundida da consolidada pedagogia de Jesus e que essa se constitui como objeto de estudo e elemento inspirador para docentes – cristãos ou não – e profissionais da educação.

Biographie de l'auteur-e

Renato Araújo Torres de Melo Moul, Faculdade de Teologia Integrada - FATIN

Bacharel e Licenciado em Biologia - UFRPE e Universidade de Coimbra

Mestre em Ensino de Ciências - UFRPE

Especialista em Ciências das Religiões- FATIN

Téléchargements

Publié-e

2020-01-11