Oração, linguagem e pensamento: o desenvolvimento da religiosidade infantil

Auteurs-es

  • Vanessa Meira Escola Superior de Teologia (EST - São Leopoldo, RS)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2016v10i18p233-247

Mots-clés :

Oração, Religiosidade infantil, Desenvolvimento infantil, Teologia das crianças, Teologia narrativa

Résumé

Este artigo fará uma reflexão sobre a prática da oração durante a infância e a relação entre essa prática e o desenvolvimento infantil. Através de pesquisa bibliográfica, serão analisados, brevemente, os conceitos a respeito do desenvolvimento infantil e da oração como expressão da religiosidade infantil, numa perspectiva cristã. O artigo revelará como o ato de orar pode ser considerado uma prática natural na infância, benéfica a processos como o de aquisição da linguagem e o desenvolvimento da fé. Essa discussão tem algumas interseções com a “teologia narrativa” e a “teologia da criança”, conceitos que têm atraído crescente interesse da pesquisa teológico-pedagógica.

Biographie de l'auteur-e

Vanessa Meira, Escola Superior de Teologia (EST - São Leopoldo, RS)

Pedagoga, Mestranda em Teologia pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo-RS), na área de Religião e Educação, Integrante do grupo de pesquisa em Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, Bolsista da CAPES.

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Publié-e

2016-12-26

Numéro

Rubrique

ARTIGOS