O novo modelo sacerdotal do mercado

Autores

  • Jacqueline Z. Dolghie UPM

Palavras-chave:

mercado religioso, ideologia institucional, consumo leigo, sacerdócio mágico

Resumo

O mercado fonográfico evangélico no Brasil cresce cada vez mais e, paradoxalmente, é alimentado pelas igrejas evangélicas, mas fica cada vez mais autônomo destas em relação à produção e distribuição de seus produtos. Dentro dessa lógica, o mercado se vale de líderes religiosos já conhecidos pelas igrejas, como também pode produzir seus próprios líderes; em outras palavras, pode criar também os seus próprios sacerdotes, que, por sua vez, são legitimados pelo consumo leigo. Neste artigo nos propomos analisar, de forma abrangente, um novo formato de dominação sacerdotal desenvolvido pelo mercado fonográfico, cujo modelo comparamos com o tipo puro de Max Weber. Além deste, nos valemos das contribuições teóricas de Bourdieu, principalmente no tocante a sua interpretação da Sociologia weberianada Religião

Biografia do Autor

Jacqueline Z. Dolghie, UPM

Doutora em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, professora assistente associada da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Temática