O novo modelo sacerdotal do mercado
Palavras-chave:
mercado religioso, ideologia institucional, consumo leigo, sacerdócio mágicoResumo
O mercado fonográfico evangélico no Brasil cresce cada vez mais e, paradoxalmente, é alimentado pelas igrejas evangélicas, mas fica cada vez mais autônomo destas em relação à produção e distribuição de seus produtos. Dentro dessa lógica, o mercado se vale de líderes religiosos já conhecidos pelas igrejas, como também pode produzir seus próprios líderes; em outras palavras, pode criar também os seus próprios sacerdotes, que, por sua vez, são legitimados pelo consumo leigo. Neste artigo nos propomos analisar, de forma abrangente, um novo formato de dominação sacerdotal desenvolvido pelo mercado fonográfico, cujo modelo comparamos com o tipo puro de Max Weber. Além deste, nos valemos das contribuições teóricas de Bourdieu, principalmente no tocante a sua interpretação da Sociologia weberianada ReligiãoDownloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.