Manifestações não canônicas no Corpus Christi medieval lisboeta em O Monge de Cister, de Alexandre Herculano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i1a5

Palavras-chave:

Alexandre Herculano, O Monge de Cister, Romance histórico, Carnaval, Corpus Christi, Procissão

Resumo

Alexandre Herculano (1810-1877), escritor e historiador português, é conhecido como o introdutor do romance histórico em língua portuguesa, sendo que tal forma romanesca já era muito cultivada, por exemplo, em França e Inglaterra. O autor teve a preocupação com a pormenorização de dados históricos e descrições de conjuntos arquitetônicos, ritos e indumentárias para melhor ambientar as suas narrativas no passado. Contudo, essas descrições também eram maneiras de refletir acerca do tempo presente de suas publicações, bem como sobre o futuro de Portugal. Analisamos, neste estudo, alguns excertos da procissão medieval de Corpus Christi, descrita em “O Monge de Cister ou a época de D. João I” (1848), romance ambientado no século XIV. Verificamos como são representadas as manifestações populares em um cortejo de uma festa oficial do calendário litúrgico católico a fim de compreender o porquê de o narrador se demorar tanto em pormenorizações de um préstito – em uma longa digressão narrativa – e qual a relação desse relato com o período de publicação. Para tanto, dialogamos, sobretudo, com os trabalhos de José Mattoso (1993), Mikhail Bakhtin (2010), Peter Burke (2013) e Rui Ferreira (2017).

Biografia do Autor

Antonio Augusto Nery, UFPR

Professor Associado de Literatura Portuguesa na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002), Mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005), Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo - USP (2010) e Pós-doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de Coimbra (2014). Entre 2019 e 2020 foi Professor Visitante do Programa CAPES/PRINT/UFPR na Cátedra Infante Dom Henrique, vinculada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. Foi docente da rede pública de educação do Paraná por doze anos, dedicando-se à Alfabetização de jovens e adultos e ao ensino de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino fundamental, Médio regular e Médio-técnico. É vinculado ao Centro de Estudos Portugueses da UFPR (CEP-UFPR), ao Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Dentre as Associações científicas da área de Letras, é sócio da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), da qual foi secretário no biênio 2016/2017. Participa como líder dos seguintes grupos de pesquisa, desde suas criações: Diálogos com a Literatura Portuguesa (UFPR, 2012), Cenáculo (UEL, 2017) e Camilo Castelo Branco (UNESP, 2019), além de ser pesquisador, desde 2014, do grupo Eça (USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. Seus interesses de pesquisa, cursos ministrados, produções científicas e trabalhos que orienta em nível de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, centram-se principalmente nos seguintes temas: Eça de Queirós; Camilo Castelo Branco; José Saramago; Literatura Portuguesa do século XIX à Contemporaneidade; Literatura e Religião; Paródia; Literatura Comparada (Diálogos da Literatura Portuguesa com as Literaturas de Língua Portuguesa e outras Literaturas).

Eduardo Soczek Mendes, Universidade Federal do Paraná

icenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal do Paraná (2014). Mestre em Letras, com área de concentração em Estudos Literários, pela mesma Universidade (2017), sendo, no referido período de pesquisa, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutor em Letras (Estudos Literários) pela UFPR (2022), sendo vinculado, como pesquisador, ao CEP (Centro de Estudos Portugueses - Cátedra José Saramago) da referida instituição. Foi, entre 2018 e 2021, Professor Colaborador de Literatura Portuguesa, filiado ao Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Santa Cruz, Guarapuava, Paraná). Na mesma Universidade Estadual já lecionou também as cadeiras de Literatura Brasileira, Estágio Supervisionado, Introdução à Pesquisa e à Extensão e Introdução à Pesquisa Científica. Tem experiência na área de Educação básica e superior em Produção textual e Literaturas Portuguesa e Brasileira. Trabalhou, desde a sua graduação, como professor regente da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) em colégios da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Também foi professor auxiliar de produção de textos no Ensino Médio do Colégio Positivo, em Curitiba, e professor regente do Ensino Fundamental na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, sede Internacional, em Colombo (PR). Foi assessor pedagógico na Editora Positivo, trabalhando com a formação de docentes e promovendo cursos em diversos municípios do Brasil sobre o ensino reflexivo da Língua e acerca do Letramento Literário. Interessa-lhe a pesquisa sobre religiosidade popular, anticlericalismo, críticas social e religiosa, Catolicismo, História e as suas manifestações na produção literária, sobretudo em Portugal. Seu trabalho de conclusão de curso pela UFPR foi desenvolvido nessa linha, analisando as facetas da religião institucional e popular no contexto histórico e social do ambiente ficcional de O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago (1922-2010). Em seu mestrado, debruçou-se sobre os escritos do autor português Alexandre Herculano (1810-1877), analisando as personagens religiosas em Monasticon, que abarca os romances históricos Eurico, o presbítero (1844) e O Monge de Cister ou a época de D. João I (1848). Também faz parte de sua pesquisa de mestrado a relação do autor com o clero português oitocentista e o modelo de anticlericalismo empregado pelo escritor na elaboração de sua ficção. Em seu doutoramento, averiguou as representações de diferentes manifestações ritualísticas em diversas obras (de gêneros e tempos diferentes de publicação) de Alexandre Herculano. Foi também membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário (2015) da UFPR, representando, nas referidas Câmaras, os discentes da pós-graduação

Referências

ALMEIDA, Fortunato de. História da Igreja em Portugal. Porto: Portucalense, 1967.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Editora Universidade de Brasília, 2010.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ESPÍRITO SANTO, Moisés. A Religião Popular Portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.

FERREIRA, Rui. O grotesco e a perpetuidade das procissões da Semana Santa de Braga. Misericórdia de Braga, Braga, n. 13, pp. 231-268, 2017.

HERCULANO, Alexandre. O Monge de Cistér ou a época de D. João I: Tomos I e II. Lisboa: Livraria Bertrand, 19--.

LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da Saudade: seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MARINHO, Maria de Fátima. O Romance Histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras, 1999.

MATTOSO, José (Coord.). História de Portugal: A Monarquia Feudal (1096-1480): Segundo Volume. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

MENDES, Eduardo Soczek. “Do drama litúrgico” ao “maravilhoso espetáculo”: representações de ritos católicos em Alexandre Herculano. 408f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Paraná, 2022.

ROUANET, Sergio Paulo. Riso e melancolia: a forma shandiana em Sterne, Diderot, Xavier de Maistre, Almeida Garrett e Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Seção Temática