Pessoas sem religião com crença

A urbanização e a fragilização da herança religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i2a20

Palavras-chave:

Fenômeno dos sem religião, Urbanização, Fragilização da herança religiosa, Memória e Identidade, Individualização e Desinstitucionalização, Sem religião com crença

Resumo

O fenômeno dos sem religião, representado pela designação sem religião, ocupa o terceiro maior percentual de identificação religiosa no Brasil. No Censo 2010 as pessoas sem religião representavam 8,04%, correspondente a mais de 15 milhões de indivíduos. O escopo deste artigo são as pessoas sem religião sem religião, os quais designamos por sem religião com crença. O nosso objetivo é abalizar alguns indícios de fragilização da herança religiosa que repercutem no fenômeno dos sem religião. Para tanto, abordamos a urbanização como um aspecto que contribuiu para a fragilização da herança religiosa, porque favoreceu a recomposição da memória coletiva e dinamizou a reconfiguração das identidades por meio das mobilidades e deslocamentos. Outrossim, despontamos a precarização da transmissão da tradição, cooperando com a recomposição da memória religiosa, com a reconfiguração da identificação religiosa. Por fim, apresentamos alguns dados e análises da pesquisa de campo realizada com discentes da graduação e discentes da Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, mostrando os indícios de fragilização da herança religiosa e a recomposição da memória naquelas pessoas sem religião com crença. A metodologia utilizada foi mista, composta por referencial teórico e pesquisa de campo, mediante questionário estruturado digital. Concluímos, de acordo com os dados da pesquisa de campo, que a urbanização contribuiu para a fragilização da herança religiosa, que houve precarização da transmissão e recomposição da memória religiosa. Destarte, evidenciamos a ocorrência de remodelações nos vínculos sociais e religiosos, os quais se manifestam na identificação religiosa que aduz a ausência da religião e a conservação de crença, na individualização da crença e na desinstitucionalização, como traços identificados nas pessoas sem religião com crença.

 

Biografia do Autor

Claudia Danielle de Andrade Ritz, PUC Minas e Universidade Católica Portuguesa

Bacharel em Direito pela PUC Minas.

Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas, como bolsista CAPES. 

Doutora em Ciências da Religião pela PUC Minas, como bolsista FAPEMIG.

Doutora em Estudos da Religião pela Universidade Católica Portuguesa.

Membro do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura da PUC Minas.

Referências

AUGÉ, Marc. A guerra dos sonhos. Exercícios de etnoficação. Oeiras: Celta, 1997.

ALMEIDA, Ronaldo de; MONTERO, Paula. Trânsito religioso no Brasil. Perspectiva [online], São Paulo, v.15, n. 3, p. 92-100, 2001.

AZZI, Riolando. Os primórdios da catequese, arranjos do período colonial e imperial. In: PASSOS, Mauro (org.). Uma história no plural: 500 anos de movimento catequético brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 15-32.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido. A orientação do homem moderno. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Os “Sem Religião” no Brasil: Juventude, Periferia, Indiferentismo Religioso e Trânsito entre Religiões Institucionalizadas. Estudos de Religião, v. 31, n. 3, 55-70, set.-dez. 2017.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1989.

CANUDO, Ricciotto. Manifeste des sept arts. Paris: Séguier, 1995.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS NO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Documentos CNBB, São Paulo, n. 109. Aparecida: Edições CNBB, 2019.

CRESWELL, John. W.; PLANO CLARK, Vicki. L. Designing and conducting mixed methods research. 2nd. Los Angeles: SAGE Publications, 2011.

DUBAR, Claude. A Crise das Identidades. A interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamento, 2006.

DUQUE, João Manuel. No corpo do tempo: teologia breve I. Braga: Frente e Verso, 2021.

ECCO, Clovis; LEMOS, Carolina Teles. Os crentes sem religião e a busca de sentido. CAMINHOS, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 335-353, 2022.

EISENSTADT, Shmuel Noah. Múltiplas modernidades na era da globalização. Lisboa: GEPOLIS, 1996.

FERNANDES, Sílvia Regina Alves. Sem religião e identidades religiosas: notas para uma tipologia. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326882246_Sem_religiao_e_identidades_religiosas_-_notas_para_uma_tipologia Acesso em 14 nov. 2023.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. Catolicismo: a configuração da memória. Tradução de Maria Ruth de Souza Alves. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 2, ano 5, p. 2-11, 2005a.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. La religión, hilo de memoria. Tradução de Matte Solana. Barcelona: Herder, 2005b.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Tradução de João Batista Kreuch. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Religioso 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 10 abr. 2020.

LEERS, Bernardino. Catolicismo popular e mundo rural: um ensaio pastoral. Petrópolis: Vozes, 1977.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEN, Ruben George. Urbanização e mudança social no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, Pedro Assis Ribeiro. Pertença/desafeição religiosa: recuperando um antigo conceito para entender o catolicismo hoje. Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 28, p. 1230- 1254, out./dez. 2012.

ORTIZ, Renato. Identidades no contexto da globalização. Entrevista de Roseli Fígaro. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, [18], p. 68-80, maio/ago. 2000.

RITZ, Claudia Danielle de Andrade. Eu sou sem religião com crença: a fragilização da herança religiosa e a conservação da crença como elo de memória. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

RITZ, Claudia Danielle de Andrade; SENRA, Flávio. Pessoas sem religião com crenças: considerações sobre o fenômeno religioso dos sem religião. Revista Caminhos, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 316-334, 2022.

RIVERA, Paulo Barrera. Tradição, transmissão e emoção religiosa: sociologia do protestantismo contemporâneo na América Latina. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

RODRIGUES, Flávio Lages. O rock e a espiritualidade não religiosa: estudo sobre os rituais, sociabilidades e cosmovisão de roqueiros e roqueiras sem religião em Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

ROSENDAHL, Zeny. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 20-26 mar. 2005, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.

SENRA, RITZ, ECCO. Entrevista concedida por Flávio Senra a Claudia Ritz e Clóvis Ecco sobre o fenômeno dos sem religião. CAMINHOS, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 545-556, 2022.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SIMMEL, Georg. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

TEIXEIRA, Alfredo. Não sabemos já donde e luz mana: ensaios sobre as identidades religiosas. Lisboa: Paulinas, 2004.

TEIXEIRA, Alfredo. Religião na sociedade portuguesa. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019.

VIEIRA, José Álvaro Campos. Ensaio de espiritualidade não religiosa: estudo a partir de indivíduos sem religião em Belo Horizonte. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Seção Temática