Método cartográfico-crítico para análise de artefatos da cultura pop a partir da área de ciências da religião e teologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a2Palavras-chave:
Cultura pop e religião, Método cartográfico crítico, HermenêuticaResumo
Este estudo se concentra em apresentar uma proposta metodológica para a hermenêutica de objetos e interesses da área de ciências da religião e teologia em artefatos da cultura pop, a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa em relação aos procedimentos metodológicos. Para tanto, se desdobra em quatro pontos: os agenciamentos da cultura pop, as características dos artefatos da cultura pop a partir das dinâmicas de suas narrativas, as convergências entre cultura pop e religião e o método cartográfico-crítico como possibilidade de hermenêutica de artefatos da cultura pop. O estudo indica, a partir das características gerais da cultura pop e sua proximidade com a religião, que o método lança um olhar tridimensional à cultura pop e pode servir de referência para estudos da área sobre o fenômeno religioso nestas produções.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.