O Cristianismo e a religiosidade popular do império romano

Da tradição textual à arqueologia

Autores

  • Filipe Noé da Silva
  • Pedro Paulo Abreu Funari

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i3a9

Palavras-chave:

cristianismo primitivo, arqueologia romana, Império Romano

Resumo

Neste artigo, propomos uma interpretação sobre o cristianismo desenvolvido nos primeiros séculos que evidencie suas características compartilhadas com outros referenciais religiosos populares do Império Romano nesse mesmo período. Para tanto, realizamos um cotejo entre a tradição textual judaico-cristã e vestígios arqueológicos, referentes sobretudo à religiosidade de grupos sociais desprovidos de pleno direito, com o objetivo de avaliar suas similaridades. Esperamos que esse exercício comparativo possa reiterar a feição mediterrânica da religiosidade cristã.

Biografia do Autor

Filipe Noé da Silva

Doutor em História Cultural (UNICAMP)

Pedro Paulo Abreu Funari

Professor Titular do IFCH/Unicamp (Campinas-SP). Doutor em Arqueologia (USP, São Paulo-SP).

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Seção Temática