UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PROVAS DO NOVO ENEM

Autores

  • Lívia Letícia Zanier Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Inês Vasconcelos Felice Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

avaliação, Enem, questões de múltipla escolha, Língua Portuguesa.

Resumo

Tendo como suporte avaliações de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), analisamos, nesta pesquisa qualitativa de cunho documental, as questões de Língua Portuguesa das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, respondendo às seguintes perguntas de pesquisa: a extensão das questões e da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC), relacionada ao tempo disponível aos examinandos para a resolução do caderno, é suficiente para que a proposta de cada questão seja cumprida de maneira fidedigna? As questões do exame encontram, em suas Matrizes, habilidades correspondentes a serem examinadas? Os textos presentes nas questões com a finalidade de contextualizá-las e de apresentarem situações-problema são essenciais à sua resolução? As questões do exame podem ser consideradas interdisciplinares? A Matriz de Referência para o Enem 2009 foi utilizada para propiciar um contraponto às questões e, como fundamentação teórica, nos baseamos em obras de Heraldo Marelim Vianna (1975) e de Ethel Bauzer Medeiros (1982).

Biografia do Autor

Lívia Letícia Zanier Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna regular do curso de mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia; Professora efetiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

Maria Inês Vasconcelos Felice, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP; Professora efetiva do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2014-08-06

Edição

Seção

Artigo / Edição InPLA