VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
Keywords:
Linguagem. Ensino. Gramática. Variação lingüística.Abstract
Este trabalho tem como objetivo trazer à tona discussões em torno do ensino de Língua Portuguesa, bem como a pluralidade e dinamicidade da língua, enquanto elemento social, em contraponto ao ensino da Gramática Tradicional. Considerando como objeto de estudo fenômenos referentes à variação linguística em livros didáticos da coleção Perspectiva do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, procurar-se-á verificar se há nesses livros atividades que abordem os fenômenos. O objetivo é saber como e em que medida esses fenômenos acontecem, pois, se considerarmos a diversidade cultural do Brasil, deveríamos reconhecer também as diferenças linguísticas, uma vez que existem variedades sociais, regionais, dentre outras. Sabendo da importância de refletir sobre o papel das instituições escolares frente a essa realidade, buscou-se fundamentar essa pesquisa nos constructos teóricos da Sociolinguística associada à Teoria Sociointeracionista preconizada nos PCNs, e dos pressupostos teóricos de autores como: Mollica e Braga (2010), Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) e Travaglia (2008). Os resultados desse estudo apontaram para um ensino de língua fundamentado na variedade linguística de maior prestígio.