VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Claudia Pagnoncelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Linguagem. Ensino. Gramática. Variação lingüística.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer à tona discussões em torno do ensino de Língua Portuguesa, bem como a pluralidade e dinamicidade da língua, enquanto elemento social, em contraponto ao ensino da Gramática Tradicional. Considerando como objeto de estudo fenômenos referentes à variação linguística em livros didáticos da coleção Perspectiva do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, procurar-se-á verificar se há nesses livros atividades que abordem os fenômenos. O objetivo é saber como e em que medida esses fenômenos acontecem, pois, se considerarmos a diversidade cultural do Brasil, deveríamos reconhecer também as diferenças linguísticas, uma vez que existem variedades sociais, regionais, dentre outras. Sabendo da importância de refletir sobre o papel das instituições escolares frente a essa realidade, buscou-se fundamentar essa pesquisa nos constructos teóricos da Sociolinguística associada à Teoria Sociointeracionista preconizada nos PCNs, e dos pressupostos teóricos de autores como: Mollica e Braga (2010), Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) e Travaglia (2008). Os resultados desse estudo apontaram para um ensino de língua fundamentado na variedade linguística de maior prestígio.

Biografia do Autor

Claudia Pagnoncelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluna do I Curso de Especialização em Letras: Linguagem e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco – PR.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos