“Improving English through Orkut”: uma experiência de aprendizagem de língua inglesa no meio virtual
Palabras clave:
ensino-aprendizagem de língua inglesa, CALL, abordagem comunicativaResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um curso on-line ofertado a estudantes da graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei, situada no estado de Minas Gerais. O curso, denominado “Improving English through Orkut”, foi conduzido especialmente por duas razões: pela necessidade da incorporação das novas tecnologias aos meios instrucionais e pela emergência de se aliar o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira a cenários onde a língua-alvo seja utilizada em situações reais. O meio virtual se configura como um espaço aberto a tais discursos, pelas diversas formas de comunicação disponibilizadas pela internet. Por essa razão, o Orkut, um dos sites mais acessados do Brasil, foi utilizado para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua inglesa, com base nos pressupostos da abordagem comunicativa e da Aprendizagem de Língua Mediada por Computador. Algumas tarefas realizadas durante o curso e a visão dos aprendizes a seu respeito são apresentadas e discutidas. Os resultados dessa experiência revelam que o Orkut, incorporado ao ensino-aprendizagem de língua inglesa, é capaz de suprir as necessidades comunicativas de aprendizes na língua-alvo.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2010-10-18
Cómo citar
Faria, H. de O. (2010). “Improving English through Orkut”: uma experiência de aprendizagem de língua inglesa no meio virtual. Revista l@el Em (dis-)curso, 2(1), 42–59. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/3093
Número
Sección
Artigos