“Improving English through Orkut”: uma experiência de aprendizagem de língua inglesa no meio virtual

Authors

  • Helen de Oliveira Faria Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

ensino-aprendizagem de língua inglesa, CALL, abordagem comunicativa

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um curso on-line ofertado a estudantes da graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei, situada no estado de Minas Gerais. O curso, denominado “Improving English through Orkut”, foi conduzido especialmente por duas razões: pela necessidade da incorporação das novas tecnologias aos meios instrucionais e pela emergência de se aliar o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira a cenários onde a língua-alvo seja utilizada em situações reais. O meio virtual se configura como um espaço aberto a tais discursos, pelas diversas formas de comunicação disponibilizadas pela internet. Por essa razão, o Orkut, um dos sites mais acessados do Brasil, foi utilizado para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua inglesa, com base nos pressupostos da abordagem comunicativa e da Aprendizagem de Língua Mediada por Computador. Algumas tarefas realizadas durante o curso e a visão dos aprendizes a seu respeito são apresentadas e discutidas. Os resultados dessa experiência revelam que o Orkut, incorporado ao ensino-aprendizagem de língua inglesa, é capaz de suprir as necessidades comunicativas de aprendizes na língua-alvo.

Author Biography

Helen de Oliveira Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2007) e é mestranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. Atualmente é professora de língua inglesa da escola de idiomas CCAA em São João del-Rei, com experiência também em escolas municipais e pré-vestibular. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa.

Published

2010-10-18

Issue

Section

Artigos