O FOGÃO DA SOCIÉTÉ ANONYME DU GAZ SUGESTÕES PARA UMA LEITURA HISTÓRICA DE IMAGEM PUBLICITÁRIA
Palavras-chave:
Documento visual, texto e imagem, leitura histórica de imagem.Resumo
O objetivo do artigo é preponderantemente metodológico e consiste em um exercício de leitura de uma imagem publicitária de um fogão a gás, publicada no Rio de Janeiro, 1913. Texto e imagem visual são submetidos a uma seleção preliminar de atributos empíricos e, a seguir, confrontados entre si para responder a três conjuntos de questões históricas relativas às implicações da tecnologia, a existência de um sistema (invisível) e a ambiguidade na identificação dos destinatários da mensagem.
Downloads
Como Citar
T. Bezerra de Meneses, U. (2012). O FOGÃO DA SOCIÉTÉ ANONYME DU GAZ SUGESTÕES PARA UMA LEITURA HISTÓRICA DE IMAGEM PUBLICITÁRIA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10764
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.