O FOGÃO DA SOCIÉTÉ ANONYME DU GAZ SUGESTÕES PARA UMA LEITURA HISTÓRICA DE IMAGEM PUBLICITÁRIA
Palabras clave:
Documento visual, texto e imagem, leitura histórica de imagem.Resumen
O objetivo do artigo é preponderantemente metodológico e consiste em um exercício de leitura de uma imagem publicitária de um fogão a gás, publicada no Rio de Janeiro, 1913. Texto e imagem visual são submetidos a uma seleção preliminar de atributos empíricos e, a seguir, confrontados entre si para responder a três conjuntos de questões históricas relativas às implicações da tecnologia, a existência de um sistema (invisível) e a ambiguidade na identificação dos destinatários da mensagem.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.