TEMPO PRESENTE E CULTURA DA MÍDIA: CONVERGÊNCIA E INTELIGÊNCIA COLETIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • César Henrique de Queiroz Porto Professor Doutor da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Karine Rodrigues Dias Mestre em História Social e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
  • Matheus Felipe Barbosa e Alves Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • José Eustáquio Chaves Filho Pós-graduado em História e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Palavras-chave:

tempo presente, cultura da mídia, inteligência coletiva.

Resumo

Este artigo aborda a Cultura da Mídia, enfatizando a Convergência e a Inteligência Coletiva gerada por essa cultura, realizando um trabalho de História do Tempo Presente a partir do estudo de dois casos concretos que se desenrolaram ao longo de 2011: a polêmica sobre a coleção outono/inverno da Arezzo e as revoltas e rebeliões em dois países no Oriente Médio. Em ambos os casos o espaço de discussão e organização das manifestações foi o ciberespaço. Analisamos como a Cultura da Mídia se desenvolve como um lócus de organização de inteligência coletiva e seu poder no cotidiano da sociedade contemporânea.

 

Biografia do Autor

César Henrique de Queiroz Porto, Professor Doutor da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Professor efetivo da UNIMONTES; Coordenador do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente do Núcleo de História e Cultura Regional – NUHICRE da UNIMONTES. E-mail: cesarportoporto@hotmail.com

Karine Rodrigues Dias, Mestre em História Social e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Graduada em História pela UNIMONTES e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente do Núcleo de História e Cultura Regional – NUHICRE da UNIMONTES. E-mail: karinerodriguesdias@yahoo.com.br

Matheus Felipe Barbosa e Alves, Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Graduado em História pela UNIMONTES e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente do Núcleo de História e Cultura Regional – NUHICRE da UNIMONTES. E-mail: mfelipe29@yahoo.com.br

José Eustáquio Chaves Filho, Pós-graduado em História e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Pós-graduado em História Sociedade e Cultura no Brasil pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Graduado em História pela UNIMONTES e membro do Grupo de Estudos de História do Tempo Presente do Núcleo de História e Cultura Regional – NUHICRE da UNIMONTES. E-mail: jose.eustaquio.chaves.filho@ig.com.br

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Porto, C. H. de Q., Dias, K. R., Alves, M. F. B. e, & Filho, J. E. C. (2014). TEMPO PRESENTE E CULTURA DA MÍDIA: CONVERGÊNCIA E INTELIGÊNCIA COLETIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 46. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15652