Negerplastik : a invenção da arte africana

Autores

  • Rafael Gonzaga Macedo Doutorando no programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palavras-chave:

arte africana, Olowe de Ise, Carl Einstein, arte primitiva, arte Iorubá

Resumo

Nesta "Notícia de pesquisa" elaborei três pontos que venho desenvolvendo no doutorado: primeiro: compreender a representação de África constelada pela visão de mundo de Carl Einstein; segundo: a maneira como certa concepção de cultura - praticada de forma mais ou menos constante pelos modernistas - culminou em uma dada representação da arte africana ainda presente em muitos aspectos nas produções teóricas, historiográficas contemporâneas; terceiro: elaborar um exercício hermenêutico de uma escultura de Olowe de Ise (1873-1938) em que os usos e as funções da sua arte se faça tão presente quanto o reconhecimento da qualidade estética da sua criação.

Biografia do Autor

Rafael Gonzaga Macedo, Doutorando no programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atualmente é professor de História da Arte e História Antiga na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), bem como pesquisador do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO - PUC-SP) e colaborador do coletivo AFREAKA. Contato: rfgmaced@unimep.br

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Publicado

2016-10-13

Como Citar

Macedo, R. G. (2016). Negerplastik : a invenção da arte africana. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/26874

Edição

Seção

Notícia de Pesquisa