Negerplastik : a invenção da arte africana

Autores/as

  • Rafael Gonzaga Macedo Doutorando no programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palabras clave:

arte africana, Olowe de Ise, Carl Einstein, arte primitiva, arte Iorubá

Resumen

Nesta "Notícia de pesquisa" elaborei três pontos que venho desenvolvendo no doutorado: primeiro: compreender a representação de África constelada pela visão de mundo de Carl Einstein; segundo: a maneira como certa concepção de cultura - praticada de forma mais ou menos constante pelos modernistas - culminou em uma dada representação da arte africana ainda presente em muitos aspectos nas produções teóricas, historiográficas contemporâneas; terceiro: elaborar um exercício hermenêutico de uma escultura de Olowe de Ise (1873-1938) em que os usos e as funções da sua arte se faça tão presente quanto o reconhecimento da qualidade estética da sua criação.

Biografía del autor/a

Rafael Gonzaga Macedo, Doutorando no programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atualmente é professor de História da Arte e História Antiga na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), bem como pesquisador do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO - PUC-SP) e colaborador do coletivo AFREAKA. Contato: rfgmaced@unimep.br

Publicado

2016-10-13

Cómo citar

Macedo, R. G. (2016). Negerplastik : a invenção da arte africana. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/26874

Número

Sección

Notícia de Pesquisa