A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1992 REVISITADA PELA DRAMATURGIA DE CARLOS QUEIROZ TELES, SOB A DIREÇÃO DE FERNANDO PEIXOTO, NO CONTEXTO DA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA (1972)

Autores

  • Rosangela Patriota
  • Alcides Freire Ramos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p220-244

Palavras-chave:

História, CARLOS QUEIROZ TELLES, ARTE E POLÍTICA, TEATRO, RESISTÊNCIA

Resumo

Este artigo analisa o Teatro da Resistência, predominante no decorrer da década de 1970. Nessas circunstâncias, diversos artistas que permaneceram no país, em situação de legalidade, passaram a travar uma intensa luta político-cultural. Um exemplo disso encontra-se na trajetória do Teatro São Pedro, administrado por Maurício e Beatriz Segall, que se cercaram dos diretores Fernando Peixoto e Gianni Ratto, do dramaturgo Carlos Queiroz Telles e dos atores Celso Frateschi, Denise Del Vecchio, Edson Santana, entre outros. Esse artigo mostra como essa equipe foi capaz de ressignificar as comemorações dos 50 anos da Semana de Arte Moderna (1972).

Biografia do Autor

Rosangela Patriota

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação,

Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Profa. Titular aposentada do Instituto de História da

Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Pesquisadora CNPq nível 1C (produtividade em pesquisa).

Alcides Freire Ramos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Titular do Instituto de História da Universidade

Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador CNPq nível 1D

(produtividade em pesquisa).

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Patriota, R., & Freire Ramos, A. (2022). A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1992 REVISITADA PELA DRAMATURGIA DE CARLOS QUEIROZ TELES, SOB A DIREÇÃO DE FERNANDO PEIXOTO, NO CONTEXTO DA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA (1972). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 73, 220–244. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p220-244