REVERBERAÇÕES DA SEMANA DE 1922
DI CAVALCANTI “ANTES DE TUDO” UM PINTOR ATEMPORAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p102-127Palavras-chave:
Modernismo, Di Cavalcanti, pintura, culturaResumo
Um século depois da tão polêmica e emblemática Semana de Arte Moderna de 1922, a atuação do artista Di Cavalcanti, se revela particularmente importante na medida em que sua investigação pictórica, comprometida com uma nova pesquisa plástica, aliada a outras tradições culturais brasileiras, trazia ao lume o grande debate intelectual sobre um projeto nacional. Considerando a Semana de 22 na conjuntura de um amplo e complexo processo de transformação cultural que ocorria no vasto território brasileiro, o qual não pode ser circunscrito exclusivamente a um fenômeno eminentemente urbano e paulistano, diretamente conectado ao crescimento industrial, à migração maciça de estrangeiros e à urbanização que caracterizavam a cidade de São Paulo na década de 1920, Di Cavalcanti pode ser entendido como figura central para pensar as reverberações desse fenômeno moderno nas décadas seguintes e inclusive nas implicações e releituras críticas que empreendemos transcorridos cem anos de seu acontecimento.
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