HISTÓRIA E VIOLÊNCIA COTIDIANA DE UM “POVO ARMADO”

Autores

  • Valmir Batista Corrêa

Palavras-chave:

Violência, Fronteira, Conflitos, Coronelismo, Banditismo.

Resumo

A história da região mato-grossense até meados do século XX foi literalmente a história de um povo armado. Desde a penetração dos sertanistas paulistas, as relações de violência ficaram estabelecidas no confronto com uma natureza hostil, com o nativo da região e pelas disputas fronteiriças. No século XX, a região foi tumultuada por um nativismo exacerbado e violento. Depois, a parte sul foi envolvida no grande conflito com Paraguai. Herdando essas fortes raízes, surgidas a partir da convivência com a violência, nas primeiras décadas do século XX a região ficou marcada pelo domínio de coronéis e de bandidos.

Biografia do Autor

Valmir Batista Corrêa

Professor Titular de História aposentado e professor Doutor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador da Revista Albuquerque, periódico dos cursos de História da UFMS.

Downloads

Como Citar

Corrêa, V. B. (2011). HISTÓRIA E VIOLÊNCIA COTIDIANA DE UM “POVO ARMADO”. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5835