HISTÓRIA E VIOLÊNCIA COTIDIANA DE UM “POVO ARMADO”

Autores/as

  • Valmir Batista Corrêa

Palabras clave:

Violência, Fronteira, Conflitos, Coronelismo, Banditismo.

Resumen

A história da região mato-grossense até meados do século XX foi literalmente a história de um povo armado. Desde a penetração dos sertanistas paulistas, as relações de violência ficaram estabelecidas no confronto com uma natureza hostil, com o nativo da região e pelas disputas fronteiriças. No século XX, a região foi tumultuada por um nativismo exacerbado e violento. Depois, a parte sul foi envolvida no grande conflito com Paraguai. Herdando essas fortes raízes, surgidas a partir da convivência com a violência, nas primeiras décadas do século XX a região ficou marcada pelo domínio de coronéis e de bandidos.

Biografía del autor/a

Valmir Batista Corrêa

Professor Titular de História aposentado e professor Doutor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador da Revista Albuquerque, periódico dos cursos de História da UFMS.

Cómo citar

Corrêa, V. B. (2011). HISTÓRIA E VIOLÊNCIA COTIDIANA DE UM “POVO ARMADO”. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 39. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5835