Ensino de história e educação patrimonial

Uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p426-449

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação patrimonial, História Local, Espaços de memória, ProfHistória

Resumo

O Mestrado Profissional em Ensino de História é um Programa de Pós-Graduação em rede, atualmente com 39 instituições de ensino superior, distribuídas em todas as regiões do Brasil. Neste artigo foram analisadas produções dissertativas e produtos didáticos de 11 trabalhos produzidos e defendidos no ProfHistória da Universidade Federal de Pernambuco, cuja temática estava relacionada às questões de educação patrimonial, história local e espaços de memória com recorte inicial nas turmas de 2016, 2018 e 2019. Utilizamo-nos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como forma de tratamento e análise dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação (UFPE)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

ARAGÃO, F. P. L. de. O ensino de História no contexto da Educação do Campo: Experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.

BRASILINO, K. V. M. O recife como espaço educativo e a educação patrimonial: Uma proposta de ensino sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2021.

COELHO, A. G. Os movimentos revolucionários pernambucanos nos livros didáticos de História e o trabalho docente: Um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2022.

GARCIA, A. D. V. História e memórias sobre o bairro “Xucurus” em Pesqueira: subsídios para o ensino de história do município. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2022.

LUCENA, J. S. I. de. História de pescadores e pescadoras da Pedra Negra: Uma proposta de Educação patrimonial aplicada no Ensino de História. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2018.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. do. Educação de Jovens e Adultos em uma cidade educadora: o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da História Local. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.

RÊGO, N. C. B. do. Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.

SILVA, W. U. da. Patrimônio cultural na cidade do Paulista: Uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2021.

SOUZA, P. G. F. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.

SOUZA, V. B. de. Aprender História para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de aula-oficina. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.

TORRES NETO, D. P. Cidade, História e memória: Educação patrimonial em São Bento do Una – PE. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2018.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BITTENCOURT, J. Mestrados profissionais e desenvolvimento profissional da docência: uma análise do Programa ProfHistória. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), Brasília, v. 18, n. 39, p. 1-21, 2022.

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2011.

COSTA, A. História local In: FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. D. (orgs.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, p. 132-136, 2019.

FAGUNDES, B. F. L. PROFHISTÓRIA, experimento sem prognóstico. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38, p. 33-62, 2017.

GIL, C. Z. de V.; PEREIRA, N. M.; PACIEVITCH, C.; SEFFNER, F. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38, p. 08–32, 2017.

GUILLEN, I. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 637-660, 2014.

LAGO, A. C.; XIMENES, C.; GUERRA FILHO, S. Formação, ensino e pesquisa: percepções sobre a docência e a pesquisa no âmbito do ProfHistória. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. 2-22, 2022.

MARTINS, M. L. B.; ARAÚJO, C. M. de. Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 32, p. 60-83, 2023.

OLIVEIRA, I. F.; OLIVEIRA, M. M. D. Desafios do mestrado profissional na reinvenção do campo do ensino de história: uma avaliação preliminar dos programas de ensino de teoria da história e de história do ensino de história. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica UFPE, Recife, v. 38, p. 27-47, 2020.

POULOT, D. Uma história do patrimônio no Ocidente. Séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

SALLES, A. M.; SZLACHTA JÚNIOR, A. O que se pensa e o que se escreve sobre Ensino de História em Pernambuco. Revista Antíteses, v. 17, p. 115-146, 2024.

SALLES, A. M.; SOUZA, L. G. M. Ensino de História e Educação para as relações étnico-raciais: uma análise a partir das dissertações do profhistória da UFPE. História, São Paulo, v. 43, p. 1-17, 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Salles, A. M. (2025). Ensino de história e educação patrimonial: Uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 83, 426–449. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p426-449

Edição

Seção

Artigos livres