A(s) experiências narradas

O ensino de história da América independente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p345-364

Palavras-chave:

América Latina, Ensino, Metodologia, Teoria, Prática

Resumo

O intuito deste artigo é fazer uma breve memória do ensino de História da disciplina América Independente, no curso de história, da Faculdade de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a partir da década de 2010. Em um primeiro momento faremos o comentário descritivo da disciplina com a ementa, os objetivos e o conteúdo programático que trabalhamos com as turmas da disciplina América Independente. Em seguida focaremos nossa análise-experiência em sala de aula apresentando os tópicos que tratam de uma metodologia de ensino realizada através de uma das possibilidades de o historiador trabalhar a história através das fontes, e a análise escolhida recaiu sobre uma fonte muita cara a nós, a Literatura como mediadora da aprendizagem da história latino-americana e para finalizar será abordado o método avaliativo da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Gomes, Centro Universitário Assunção

Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC da PUC-SP).

Yvone Dias Avelino, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

Referências

AMADO, J. Suor. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ARISTÓTELES. Poética Nona. In: Arte retórica e arte poética. Rio de Janeiro: Ediouro, 1964.

AVELINO, Y. Dias. História e Literatura: cidades, memórias e esquecimentos na América Latina. In: AVELINO, Y. D.; FLÓRIO, M.; BARREIRO FILHO, R. C. (Orgs.). Olhares Cruzados: Cidade, História, Arte e Mídia. Curitiba: CRV, 2011, p. 275-286.

AVELINO, Y. D.; GOMES, E. da S. Tecituras das Cidades: história, memória e independências. São Paulo: Emanuscrito, 2024.

BARTHES, R. Novos Ensaios Críticos: o grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1972.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Mágia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. [7ª Ed.]. p. 197-198.

BORGES, J. L. Fervor de Buenos Aires. In: Obras Completas, Vol. I. São Paulo: Globo, 1999.

BORGES, J. L. O outro, o mesmo. In., Obras Completas, Vol. II. São Paulo: Globo, 1999.

BORGES, J. L. Um Ensaio Autobiográfico (1899-1970). São Paulo: Globo, 2000.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CERVANTES, M. de. Don Quixote de la Mancha. Livro 2, III. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2005.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

DA MATTA, R. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rosso, 1997.

FARIA, Á. A. de. Borges: o mesmo e o outro. São Paulo: Escrituras, 2001.

FIGUEIREDO, V. L. F. de. Gabriel García Márques: A história como labirinto. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

FREITAS, M. T. de. Literatura e História: o romance revolucionário de André Malraux. São Paulo: Atual, 1986.

FUENTES, C. O Espelho Enterrado: reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

GARCÍA MÁRQUEZ, G. O General em seu labirinto. São Paulo: Record, 1989.

GOMES, E. da S. Ensaio sobre uma independência do Brasil. Branca, proprietária e masculina! In: AVELINO, Y. D.; GOMES, E. da S. Tecituras das Cidades: história, memória e independências. São Paulo: Emanuscrito, 2024.

GOMES JUNIOR, G. S. Borges: disfarce de autor. São Paulo: EDUC, 1991.

HALBWACHS, M. Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio/Apicuri, 2016.

MONTOYA URIARTE, U. Habitar Casarões Ocupados no Centro Histórico de Salvador Bahia (Brasil): velhos cortiços e novas experiências e direitos. Caderno CRH, vol. 32, núm. 86, pp. 383-398, 2019. Acesso em: 04 abr. 2025. https://www.redalyc.org/journal/3476/347661126010/html/

NORA, P. Les lieux de mémoire. Paris: Gallinard, 1994.

PALAMARTCHUK, A. P. Jorge Amado: um escritor de putas e vagabundos? In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. (Orgs.). A História Contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

PRADO, M. L.; PELLEGRINO, G. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014.

SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1995. [4ª Ed.]

SOUSA, A. P. Tensões do Tempo: a saga do cacau na ficção de Jorge Amado. Ilhéus: Editus, 2001.

VEYNE, P. Como se Escreve a História: Foucault revoluciona a história. Brasília: UnB, 1995. [3ª Ed.]

WILLIAMS, R. O Campo e a Cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Gomes, E. da S., & Avelino, Y. D. (2025). A(s) experiências narradas: O ensino de história da América independente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 83, 345–364. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p345-364

Edição

Seção

Artigos Dossiê