RETORNO AO RECALCADO: O NACIONALISMO NA CULTURA BRASILEIRA
Abstract
Neste artigo, o conceito de nacionalismo é abordado como uma constante na cultura brasileira, que começou na oposição ao colonialismo português, em seguida ao imperialismo inglês e norteamericano. Trata-se da crítica ao caráter exógeno da sociedade brasileira, cuja razão de ser é enriquecer os núcleos cêntricos do capitalismo mundial. A diretriz fundamental do nacionalismo está alicerçada na distinção entre a fase de exportação de capital para a fase de instalação das grandes empresas multinacionais na economia do país. Nas últimas décadas, o nacionalismo foi recalcado pela ofensiva do neoliberalismo das privatizações internacionais. Todavia, fatalmente a perspectiva é de que haja retomada desse conceito na política e na cultura, sobretudo com o ocaso inevitável dos combustíveis fósseis, que colocará o território dos trópicos no epicentro energético da história no século XXI. A partir desse condicionamento geográfico, surge a contradição entre as plantations de energia multinacionais de álcool e óleos e as microdestilarias em pequenas propriedades de álcool e óleos combustíveis, ou seja, a contradição entre imperialismo e nação.Downloads
Published
2009-12-03
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Vasconcellos, G. F. (2009). RETORNO AO RECALCADO: O NACIONALISMO NA CULTURA BRASILEIRA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 36(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2362
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