A OBRA DE ERNESTO NAZARETH: SÍNTESE DA PARTICULARIDADE HISTÓRICA E DA MÚSICA BRASILEIRAS

Autores

  • Henri de Carvalho professor da UNIMESP-Guarulhos

Palavras-chave:

Ernesto Nazareth, nacionalismo, música brasileira, tango brasileiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é inserir a música de Ernesto Nazareth num contexto histórico do Brasil, de intrigante transformação social, política e cultural no Rio de Janeiro nos anos finais do século XIX e início do XX. Neste sentido, Nazareth apresenta através da subjetividade e objetividade em sua arte tanto a expectativa do novo como o óbvio do tradicional, vivendo e produzindo sua música diante das possibilidades concretas da vida cotidiana que os universos do popular e do erudito lhe conferem, interferindo diretamente em sua criação, e sendo passivos das atitudes que Nazareth enquanto indivíduo e ser criador realiza no seu fazer histórico. Servindo portanto de referência para a composição musical das gerações futuras em particular aos nacionalistas no Brasil.

Biografia do Autor

Henri de Carvalho, professor da UNIMESP-Guarulhos

Henri de Carvalho é Doutor em História Social pela PUC-SP e professor da UNIMESP-Guarulhos. Opera como pesquisador no “Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder” da PUC-SP, atuando na linha de pesquisa, Ontologia, História e Arte.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Carvalho, H. de. (2012). A OBRA DE ERNESTO NAZARETH: SÍNTESE DA PARTICULARIDADE HISTÓRICA E DA MÚSICA BRASILEIRAS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8315