CULTURAS LETRADAS, EXPERIÊNCIA E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL (1870-1924)

Authors

  • Alexandra Lima da Silva

Keywords:

Livros didáticos. Experiência. Cultura letrada.

Abstract

O presente trabalho analisa a relação entre o florescimento do mercado editorial na cidade do Rio de Janeiro e o significativo investimento na publicação de livros didáticos, particularmente dos manuais didáticos de História do Brasil, tendo como aportes teóricos a noção de experiência, a luz das contribuições teóricas do historiador inglês Edward Palmer Thompson. Procura refletir sobre os significados da produção de livros didáticos no interior de transformações mais amplas, considerando a expansão do ensino público e a popularização da cultura letrada na cidade, ampliando o acesso à educação, produção e difusão de textos impressos.

How to Cite

Lima da Silva, A. (2015). CULTURAS LETRADAS, EXPERIÊNCIA E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL (1870-1924). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 51. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/24050